Leitura: 2 minutos

A Unicamp conseguiu a melhor classificação dentre todas as universidades da América Latina

Eduardo Enomoto/R7
Eduardo Enomoto/R7

A QS (Quacquarelli Symonds), organização internacional que avalia o desempenho de escolas e universidades em todo o mundo, divulgou um ranking na última terça-feira (25) no qual a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) se destacam entre as 50 melhores instituições de ensino superior do mundo.

As notas da QS são baseadas em citações de pesquisas e dados de reputação de 90 mil profissionais do ensino superior e de empregadores de pós-graduação. Ao todo, as universidades brasileiras se destacaram em sete de um total de trinta notas analisadas.

A USP foi citada com bom desempenho entre as cinquenta melhores na disciplina de matemática (39º), geografia (42º), estatística e investigação operacional (45º), comunicação e mídia (46º) e farmácia e farmacologia (48º).

Já a Unicamp conseguiu a melhor classificação dentre todas as universidades da América Latina, ocupando o 22º lugar da lista geral da disciplina de agricultura e silvicultura. A universidade também foi destaque em história (34º lugar). Além do Brasil, o México também colocou uma universidade da região no “top 50”. A UNAM ficou em 25º lugar na disciplina de história.

Nesta edição do ranking da QS os organizadores destacaram o crescimento de inúmeras faculdades na Ásia-Pacífico e Europa continental, regiões que tradicionalmente têm sido ofuscadas pela os EUA e o Reino Unido na classificação geral.

A instituição com melhor desempenho geral foi a Universidade Harvard, que ficou em primeiro lugar em 11 das 30 disciplinas avaliadas. (R7)