O Ministério da Educação (MEC) divulgou a data da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2019. O exame acontecerá nos dois primeiros domingos do mês, dias 03 e 10 de novembro, em todo o Brasil.
As datas foram anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. O Edital do Enem 2019 será publicado este mês e os estudantes terão de 1º a 10 de abril para solicitar isenção de taxa ou justificar a ausência nas provas do ano passado. As inscrições ocorrerão de 6 a 17 de maio.
As notas do Enem permitem ao estudante se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do MEC que condensa as vagas de universidades públicas de todo o país. No caso de o aluno optar por universidades privadas, o Enem é necessário para acessar as modalidades de financiamento ofertadas pelo Governo Federal. Para concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), por exemplo, é necessário que o candidato tenha obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não tenha zerado a redação. O ProUni oferece bolsas que variam de 50% a 100%.
Outra forma de apoio financeiro que também tem como pré-requisito a realização do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Neste caso, há uma modalidade com juros zero, para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, e outra com juros que variam de acordo com a instituição bancária. O Fies pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso.
Exterior – A nota do Enem permite, também, aos jovens estudar no exterior. Mais de 30 instituições de ensino superior de Portugal, como a pioneira Universidade de Coimbra, utilizam o exame como forma de selecionar brasileiros. Essa possibilidade foi aberta graças a um convênio firmado pelo MEC com aquele país, fazendo com que até o ano passado já fossem aprovados quase 2 mil estudantes.
Estudantes que desejam participar do ENEM 2019 podem se preparar por meio de simulados com questões de provas anteriores, resumos de livros e também cursinhos especializados.