A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) participou do I Workshop de Planejamento Soja Plus 2015, realizado pela Abiove e Aprosoja em Cuiabá. Na ocasião, foi apresentado o balanço de ações do Programa em 2014, avaliada a assistência técnica fornecida e realizado o planejamento de trabalho, para cada estado, em 2015.
Especificamente, no caso do Oeste da Bahia, onde o Soja Plus foi iniciado em 2014, 124 produtores e gerentes de fazendas participaram do curso de capacitação em legislação trabalhista. Para 2015, o foco do trabalho serão as questões ambientais e a continuidade da capacitação na área trabalhista.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Aiba, Ivanir Maia, o Soja Plus é um dos mais importantes programas de gestão nas áreas social, ambiental e econômica voltado aos produtores de soja da Bahia. “Da mesma forma que os cotonicultores contam com o ABR para orientar adequações nestas áreas, o Soja Plus visa capacitar os sojicultores no mesmo caminho. Não se trata de uma certificação, mas de um programa de melhorias contínuas para que os agricultores envolvidos não fiquem vulneráveis a notificações por inconformidades”, disse Maia, acrescentando que a participação é gratuita, bastando apenas ser um produtor associado da Aiba.
De acordo com o planejamento realizado durante o Workshop, as atividades do Soja Plus, no Oeste da Bahia, recomeçarão em março. Os interessados em participar, precisam procurar a Aiba e se inscrever.
Em 2014, 1.443 produtores e gerentes de fazendas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia participaram dos cursos de capacitação sobre saúde e segurança, legislação trabalhista, trabalho em altura, ambientes confinados e gestão rural.
Ascom Aiba