O governador Rui Costa afirmou que a implantação da rede de fibra ótica na Bahia, passando pela Estrada do Feijão, por Irecê, Xique-Xique, e pela Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), até chegar ao oeste da Bahia, vai facilitar o ensino a distância e também gerar emprego e renda, com o surgimento de novas empresas proporcionado pela tecnologia.
A novidade foi tratada em videoconferência transmitida da Escola Estadual Cristo Rei, no município de Barra, no Vale do São Francisco, na manhã desta sexta-feira (10), durante a inauguração do Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemit).
Rui afirmou que, junto com o secretário de Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça, está procurando ampliar a rede de fibra ótica do Estado. “Esta tecnologia é muito importante para o Ensino a Distância, primeiro porque melhora a qualidade da imagem [e] a velocidade da transmissão de dados, [além] de facilitar a distribuição de material didático e de mídia para os alunos pela internet”. Segundo o governador, a implantação da rede deve ser licitada ainda este ano.
“A fibra ótica vai chegar ao Vale do São Francisco e ao oeste da Bahia, passando pela faixa de domínio da Estrada do Feijão, a BA-052, por Irecê, Xique-Xique, até chegar aqui, e também acompanhando a Ferrovia [de Integração] Oeste Leste, chegando a Barreiras e a Luís Eduardo Magalhães. Isso vai melhorar a qualidade do ensino técnico e também trazer empresas, que vão gerar empregos e prestar serviços nesta região”.
Videoconferência e visitas
Na ocasião, o governador fez um pronunciamento para 17 mil estudantes que cursam o ensino médio em 665 salas de aula localizadas na zona rural de 150 municípios. O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) assegura o ensino médio à população baiana em áreas remotas do estado.
Rui também visitou o Centro Estadual de Educação Profissional Águas, a Escola Municipal Hélcio Freitas de Andrade e a Universidade Federal do Oeste da Bahia, todas as três instituições no município de Barra.
Ainda na cidade, o governador entregou 150 casas do programa Minha Casa, Minha Vida e um Sistema de Abastecimento de Água, que está atendendo às localidades de Brejos do São Gonçalo e Mato Escuro, beneficiando 450 moradores da região.
Ouça o áudio