Leitura: 2 minutos
Bope treina policiais de Goiás no Curso de Operações Especiais. Foto: Divulgação/PM-BA
Bope treina policiais de Goiás no Curso de Operações Especiais. Foto: Divulgação/PM-BA

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Policia da Polícia Militar instruiu 16 policiais militares de Goiás em operações em montanhas e retomada de aeronave no 10º Curso de Operações Especiais do referido estado. A turma conta também com alunos dos estados do Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Pará (PA) e Mato Grosso do Sul (MS).

Na Chapada Diamantina ocorreram as instruções de operações em montanha, com aulas teóricas e práticas, com técnicas de montanhismo, nós e amarrações, equipamentos de trabalho em altura, características climáticas, de relevo, fauna e flora do ambiente, proporcionando ao futuro operador a planejar e executar operações na área.

Na instrução de retomada de aeronave, após aulas teóricas no Grupamento Aéreo da PMBA (Graer), foi simulado na empresa Azul no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães o sequestro de uma aeronave modelo ATR 72, com reféns. Durante a prática, os alunos recuperaram o avião e liberaram os reféns de forma segura, utilizando técnicas e equipamentos específicos.

O coordenador do curso, Capitão Serra, declarou: “As instruções foram exitosas possível, pois demonstrou o alto nível técnico dos policiais que estavam à frente das instruções, como também, o desenvolvimento das operações especiais no estado da Bahia, que hoje é referência para os demais estados do Brasil e é esta expertise que os policiais de Goiás vieram adquirir aqui no Bope da PMBA”, destacou.

As solicitações de instruções na área de Operações Especiais por parte de outras instituições validam e confirmam o alto nível técnico e destaque da atividade de Operações Especiais da Polícia Militar da Bahia no âmbito nacional.

O comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, tem atendido as solicitações das co-irmãs, por entender que tais instruções além de colaborar com o sistema de segurança de outros Estados, reconhece, destaca e mantém o alto nível técnico da sua tropa de Operações Especiais.