Leitura: 2 minutos
Reunião Parque Tecnológico Oeste. Foto: Divulgação/Ascom Aiba
<span> <span style=font family arial helvetica sans serif font size 10pt>Reunião Parque Tecnológico Oeste Foto DivulgaçãoAscom Aiba<span>

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Manoel Mendonça, participou de uma reunião na Aiba, na última quinta-feira (12), para tratar da implantação de um Parque Tecnológico no Oeste baiano. O encontro contou com representantes da prefeitura de Barreiras, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Instituto Aiba, Senar Barreiras, Ufob, Uneb e empresários da região.

Segundo Manoel Mendonça, o Parque tem como função abrigar e facilitar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e contribuir para a interação com Universidades e o setor produtivo. “A ideia é que, colocando esses atores no mesmo espaço, facilite o desenvolvimento da região e a criação de negócios de valor agregado”, afirmou Mendonça.

Para o produtor rural e presidente do Sindicato de Barreiras, Moisés Schmidt, o investimento em tecnologia e pesquisa, juntamente com a resolução dos problemas de logística e infraestrutura, são fundamentais para o desenvolvimento da região. “Nossa meta, neste momento, é a industrialização do setor agropecuário, visto que toda a nossa produção ainda é escoada sem ser industrializada”, disse Schmidt.

Para agilizar o processo de instalação do Parque Tecnológico no Oeste baiano, ficou definido que será formado um comitê com as instituições presentes na reunião. A próxima reunião do grupo será no fim de novembro, durante a Fenagro, em Salvador, quando eles também conhecerão o Parque Tecnológico da capital.