Leitura: 2 minutos

Está cada vez mais difícil, tendo em vista os novos imóveis otimizados e com área reduzida, acharmos um apartamento que disponha de um quarto de empregada como era comum nas casas antigas.

Entretanto, alguns apresentam para compensar a redução no espaço o aumento da área de uso comum, com salões de festa,  grandes academias em seus condomínios e locais destinados ao lazer em geral – este aspecto deve ser analisado pelo investidor na hora da compra de um novo apartamento, pois isto implica na partilha de certos ambientes com outros moradores, afirma o portal da Agente Imóvel -. E, para aqueles que se dão ao luxo de ter espaços vagos em casa, pois residem em apartamentos antigos ou casas que disponham de um cômodo sobrando, transformá-lo em uma academia pode ser uma alternativa criativa de dinamizar o ambiente.

Foto: Reprodução
<span style=font family arial helvetica sans serif font size 10pt>Foto Reprodução<span>

Para isso, arquitetos afirmam que é necessário fazer uma avaliação rigorosa do espaço e verificar a disponibilidade de possíveis intervenções como mudar as aberturas ou até mesmo ampliá-lo. A vantagem de um cômodo fitness está na versatilidade dos aparelhos, tornando o local otimizado e simples. Para ampliá-lo, especialistas indicam o uso de aparelhos nas paredes, que dão a sensação de amplitude e ajudam na hora da malhação.

O mercado oferece uma infinidade de equipamentos funcionais voltados para espaços otimizados, como bicicletas ou esteiras e até estações multifuncionais, capazes de exercitar diversos músculos simultaneamente, ideal para lugares menores.

Instalar colchonetes para práticas como yoga ou outros exercícios devem ser combinados com outros pisos que sejam resistentes a impactos, ideais para aguentar os pesos de halteres ou exercícios de solo como a dança. Estes pisos podem ser de madeira ou até mesmo de borracha.

Algumas cores devem ser evitadas pois estimulam o sono, como o verde ou o azul. Ao invés disso, use cores fortes e vivas como o laranja ou amarelo. Também atente-se para o clima adequado; calor demais também causa preguiça. Entretanto, isto pode ser resolvido com a instação de um ar condicionado caso o cômodo seja desprovido de aberturas que permitam uma ventilação natural.