Qualificar. Esse é o objetivo da V Semana da Inovação, que termina hoje (21), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb de Barreiras. Durante os três dias estão sendo ministradas palestras, oficinas e clínicas tecnológicas sobre diferentes temas e para variados segmentos do comércio. Além da Fieb, são instituições apoiadoras do evento a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras – CDL, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia – Sindilojas Oeste.
A abertura do evento reuniu muitos lojistas, que lotaram o espaço dedicado a palestra que foi ministrada pelas advogadas Maria Cláudia Sampaio e Taís Bittencourt, sobre o tema Gestão Tributária: como reduzir impostos de forma legal. Durante a palestra, foram discutidas as possibilidades de planejamento do plano tributário, a importância de uma avaliação do negócio, além de debater temas atuais sobre o que passa o mercado.
Segundo a advogada Cláudia Sampaio, existem alguns passos para encontrar caminhos de reduzir tributos de foma legal. “É preciso compreender os diferentes encargos tributários gerados a depender da opção Simples Nacional, Simples Presumido e Lucro Real; analisar se há eventuais oportunidades de planejamento tributário, através de meio lícito de redução e atentar para eventuais possibilidades de questionar cobranças de tributos que sejam ilegais e/ou inconstitucionais”, afirmou Cláudia.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Carlos Henrique, salientou a importância de eventos que reúnem os lojistas para se capacitarem. “O mercado está cada vez mais competitivo e há uma necessidade do comerciante está qualificado, atento as novidades, para criar um diferencial na sua empresa, por isso, a CDL apoia eventos que possuem esse objetivo”, pontuou Carlos.
Estiveram presentes na abertura da V Semana da Inovação, o coordenador regional do Sebrae Barreiras, Emerson Cardoso, o presidente do Sindlojas Oeste, Carlos Costa, o representante do Sesi, Henrique Costa, representante do Senai, Antoine Santana e do Senac, Andréia Bonfim.