Leitura: 7 minutos

Evento realizado pela Prefeitura de Goiânia em parceria com a Federação Goiana de Ciclismo acontece no dia 11 de setembro, domingo. Tema do passeio é Cerrado é Vida, uma homenagem ao dia do bioma, celebrado na mesma data

Para celebrar o Dia do Cerrado, a Prefeitura de Goiânia e a Federação Goiana de Ciclismo promovem um passeio ciclístico no próximo dia 11 de setembro, domingo. O evento terá largada na Praça Félix de Bulhões, na divisa do Parque Anhanguera com o Jardim Europa, às 9h. Os ciclistas seguirão pela T-63 e, ao longo do percurso, em momentos diferentes, o prefeito Paulo Garcia vai inaugurar a cicloponte e ciclovia implantadas na avenida e, mais adiante, a ciclofaixa do Jardim Botânico.

Com o tema “Cerrado e Vida”, o passeio tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com o Cerrado, um dos principais biomas do país, que ocupa aproximadamente 22% de todo o território nacional. Além disso, a atual gestão quer incentivar o uso de bicicletas nas vias de Goiânia.

Atualmente, a Capital já tem 72,74 quilômetros de trechos cicloviários entregues pelo prefeito Paulo Garcia. Quando assumiu a administração do município, os ciclistas tinham pouco mais que cinco quilômetros de vias preferenciais. Até o final de seu mandato, em dezembro, o gestor terá entregue 102,48 quilômetros de espaços dedicados aos ciclistas.

“Nossa gestão sempre se preocupou com as futuras gerações. Quebramos paradigmas e implantamos um novo conceito de administração da cidade. Os projetos de mobilidade da nossa administração prezam pelo compartilhamento das vias com as pessoas, bicicletas, transporte coletivo e automóveis, tendo como foco a qualidade de vida do goianiense do futuro”, destacou o prefeito.

Segundo Paulo Garcia, com os investimentos da atual administração, o compartilhamento seguro das vias urbanas com as bicicletas já é uma realidade. “Apostamos na mobilidade para melhorar o acesso das pessoas à cidade. Sabemos que a bicicleta pode substituir os automóveis para percursos de curta e média distância e é um modo de transporte que não polui e não degrada a cidade e melhora a saúde”, afirma.

Dário Paiva, presidente da Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), pasta responsável pelo passeio ciclístico “Cerrado e Vida”, diz que o evento é aberto a todos os goianienses com mais de 12 anos de idade. “Queremos que as famílias conheçam de perto mais esses espaços públicos para lazer e para a prática de atividades físicas”, destaca, informando que o ponto final do percurso é o Jardim Botânico.

As inscrições podem ser feitas no portal da prefeitura (http://www10.goiania.go.gov.br/HS_PasseioCiclistico/Principal.aspx) até o dia 09. Os 500 primeiros inscritos ganharão um kit com camiseta, bolsa e squeeze.

Ciclovia da T-63 e ciclofaixa do Jardim Botânico

Com extensão de 5,7 quilômetros, a ciclovia da T-63 vai da Praça Félix de Bulhões até a Avenida Circular e integra o corredor preferencial de ônibus da via. O trecho recebeu novo calçamento, pintura, ajardinamento, sinalização, iluminação e uma cicloponte no Córrego Cascavel, entre o Jardim América e o Parque Anhanguera. Há ciclovias nos dois sentidos da via.

Em todo o trajeto, um dos maiores desafios da obra era a construção da cicloponte. Uma estrutura metálica com chapas expansivas de aço e sustentadas por 16 treliças foi implantada nos 50 metros da ponte. A cicloponte foi feita com estrutura garantiu mais segurança ao tráfego dos ciclistas, bem como o alinhamento da via. O município ainda trabalha para concluir o trecho na Alameda Couto Magalhães, que vai ligar a ciclovia da T-63 ao Parque Areião, e iniciou o trecho cicloviário da Segunda Radial.

O Jardim Botânico também integrará as rotas cicláveis de Goiânia. A ciclofaixa permanente, que será inaugurada durante o passeio ciclístico, vai garantir um espaço seguro para a circulação dos ciclistas todos os dias semana, em tempo integral. Com a implantação da ciclofaixa, o trânsito na região está sendo readequado e, a partir do dia 11, o entorno do parque terá circulação em mão única, acompanhando o sentido da ciclofaixa.
O projeto das ciclofaixas, que agora chega ao Jardim Botânico, leva em consideração a integração entre os principais parques de Goiânia, Vaca Brava, Areião, Lago das Rosas, agora o Jardim Botânico e o Parque Flamboyant, que será o próximo a receber uma ciclofaixa.

A ciclofaixa permanente no Jardim Botânico amplia a zona de integração dos trechos cicloviários aos terminais de ônibus – Bíblia, Isidória e Bandeiras – pelas ciclovias dos corredores Universitários e T-7 e as ciclorrotas ligando a T-7 à T-63 e, finalmente, a ligação entre a T-63 ao Jardim Botânico.

O diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sávio Afonso, explica que a administração municipal está formando um arcabouço cicloviário, cujo adensamento está em fase de expansão e os ciclistas já podem circular de forma mais segura e integrada na região Leste Universitária, passando pelo Centro até a região Sudoeste (Parque Anhanguera).

Ele conta que os projetos dos trechos cicloviários foram construídos pelos técnicos da prefeitura em conjunto com cicloativistas, urbanistas e arquitetos da cidade. “As ligações viárias prezam os polos geradores de demandas de circulação, como comércio, unidades educacionais, pontos culturais e os terminais de ônibus”.

As obras foram executadas pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e as secretarias municipais de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) e de Infraestrutura (Seinfra).

Passeio ciclistico inaugura novos trechos cicloviarios em Goiania

Confira os trechos cicloviários já entregues (72,74 quilômetros)

Ciclovias
Avenida Universitária – Pça da Bíblia até Pça Cívica – 2,5 km
Praça Cívica – 0,37 km
Av. T-7 – Praça Cívica até Av. Assis Chateaubriand – 2,60 km
Av. T-63 – Pça Félix de Bulhões até Wilson Sales – 3,20 km
AV.T-63 – Pça Wilson Sales até Pça Terminal Isidória – 2,60 km
Av. Circular – 1,40 km
Parque Flamboyant – 1,90 km
Parque Leolídio di Ramos Caiado – 1,80 km
Parque Linear Macambira Anicuns – 7 km
Ciclovia Irisville – 1,20 km
Total: 24,57 quilômetros

Ciclorrotas
Rua Cora Coralina – Pça Cívica até Av. T-63 – 3,83 km
Av. 90 – Pça Terminal Isidória até Pça Cívica – 3,57 km
Rua 1 – 0,23 km
Rua 2 – 0,39 km
Rua 3 – 1,44 km
Rua 4 – 1,70 km
Rua 6 – 0,72 km
Rua 8 – 0,89 km
Rua 9 – 0,72 km
Ligação entre Av. Perimetral Norte e Av.B V 22 – 9,75 km
Ligação entre Av.B V 22 e Av. Perimetral Norte – 9,87 km
Total: 33,37 quilômetros

Ciclofaixas – aos domingos
Parque Areião (contorno) – 2,40 km
Ligação entre Parque Areião e Parque Vaca Brava – 1,50 km
Ligação entre Parque Vaca Brava e Parque Areião – 1,10 km
Parque Vaca Brava (contorno) – 1,15 km
Ligação entre Parque Zoológico e Parque Vaca Brava – 3,00 km
Ligação entre Parque Vaca Brava e Parque Zoológico – 3,10 km
Parque Zoológico (contorno) – 2,55 km
Total: 14,80 quilômetros

Trechos cicloviários em fase de implantação (29,74 quilômetros)

Ciclovias em construção
Av. T-7 – Av. dos Alpes – 1,50 km
Av. Couto Magalhães – 0,45 km
Av. 2ª Radial – 1,00 km
Parque Macambira Anicuns – 9,60 km
Total: 12,55 quilômetros

Ciclorrotas em implantação
Av. T-7 – Av. T-6 até Av. dos Alpes – 2,55 km
Ligação entre Av.T-63 e Av. dos Alpes – 1,90 km
Ligação entre Av. dos Alpes e Av. T-63 – 1,75 km
Ligação entre Jd.Botânico e Av.Circular – 1,10 km
Ligação entre Av. Circular e Jd. Botânico – 0,65 km
Ligação entre Pq. Flamboyant e Av. 2ª Radial – 2,45 km
Ligação entre Av. 2ª Radial e Pq. Flamboyant – 2,40 km
Total: 12,80 quilômetros

Ciclofaixas em implantação
Av. T-7 – Av. Assis Chateaubriand até Av. T-6 – 0,90 km
Jardim Botânico – 3,20 km
Ligação entre R.1066 e Av.2ª Radial 0,28 km
Total: 4,40 quilômetros

Serviço:
Assunto: Passeio Ciclístico inaugura novos trechos cicloviários em Goiânia
Data: 11 de setembro, domingo
Horário: a partir das 9h
Local: Largada na Praça Félix de Bulhões

Por Thiago Araújo e Monique Pacheco