A 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que reunirá mais de 5 mil participantes, entre dirigentes, comissões técnicas e alunos-atletas de todos os estados e do Distrito Federal, começa oficialmente às 19 horas desta quinta-feira, com o acendimento da pira olímpica no Ginásio Rio Vermelho.
A cerimônia de abertura contará com a entrada das bandeiras, apresentação dos mascotes e a participação de autoridades políticas, como o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, desportivas e representantes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Após a solenidade, haverá show com a dupla Israel e Rodolfo. Quem quiser acompanhar, poderá adquirir bilhetes na troca por 1 Kg de alimento não perecível (exceto açúcar e fubá), na recepção instalada no Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, até às 18 Horas.
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, destacou a importância do JUB’s para a cidade. “Os jogos trazem aqui só de envolvidos diretos 5 mil pessoas, além dos turistas de todo o país e dos próprios goianienses que irão movimentar as competições. Isso mexe com a economia, divulga nossa terra, o povo hospitaleiro e daremos nosso apoio no sentido de que o evento seja um sucesso” comenta.
Apoio da Prefeitura
A Prefeitura de Goiânia tem apoio decisivo no planejamento e realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), intermediado pela Agência de Turismo e Lazer (Agetul), que disponibilizou servidores para trabalharem no Comitê de Organização Local.
Outras pastas como a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) estão responsáveis por garantir a limpeza e pequenos reparos nos locais dos jogos. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá esquema especial com ambulâncias e atendimentos nos centros de saúde, caso seja necessário, para torcedores e participantes.
Competições
Até o final do mês, serão disputadas 20 modalidades em praças esportivas de Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia, como atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3×3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos (Fifa e League of Legends) e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).
O presidente da CBDU, Luciano Cabral, convida a todos para acompanhar a abertura dos jogos, que de acordo com ele despertará o espírito esportivo na capital goiana. “Venham todos participar deste momento, da festa, das competições, deste que será o maior JUBs da história”, enfatiza.
Por Luciano Joka