em

Cinco sinais de que chegou o momento de escrever seu livro

O enredo de um livro pode surgir das maneiras mais inusitadas possíveis. Para Daniel Mallory, autor do best-seller, ‘A Mulher na Janela’, a ideia do livro nasceu quando ele decidiu assistir ao clássico ‘Janela Indiscreta’ pela enésima vez. Instintivamente, enquanto o filme passava, Mallory resolveu observar sua janela e lá estava sua vizinha, encarando-o. Ali […]

Eduardo Villela
Eduardo Villela. Foto: Divulgação

O enredo de um livro pode surgir das maneiras mais inusitadas possíveis. Para Daniel Mallory, autor do best-seller, ‘A Mulher na Janela’, a ideia do livro nasceu quando ele decidiu assistir ao clássico ‘Janela Indiscreta’ pela enésima vez. Instintivamente, enquanto o filme passava, Mallory resolveu observar sua janela e lá estava sua vizinha, encarando-o. Ali ele soube que escreveria um livro: “Para minha surpresa, Anna tomou forma muito rapidamente, como uma figura surgindo da névoa, trazendo com ela sua história praticamente intacta”.

Mallory levou um ano trabalhando no livro, entre o momento em que teve a ideia do enredo, até sua publicação, e o resultado não poderia ter sido melhor. Anna e seu enredo renderam ao autor 26 semanas na lista de mais vendidos do New York Times e viraram a vida de Mallory, que até então sequer havia pensado em escrever um livro, de cabeça para baixo.

O momento e motivo de decidir escrever um livro são diferentes para cada pessoa. Enquanto há quem tenha insights geniais como Mallory, existem aqueles que têm uma história na cabeça há tempos e outros que possuem pleno conhecimento na área em que atuam profissionalmente. Estas pessoas, não raramente, ouvem a frase: ‘Você devia escrever um livro!’, mas, por algum motivo, ainda não tomaram a iniciativa.

Você é uma dessas pessoas? Reuni alguns ‘sinais’ de que está na hora de você escrever seu primeiro livro. Confira!

1- Quando você é um especialista em uma área e está sendo cada vez mais requisitado pelo seu público

Se você impressiona pessoas com seus conhecimentos e experiências em determinada área e elas estão sempre solicitando sua participação em seus projetos para as ajudar na solução de desafios e no aproveitamento de oportunidades, saiba que publicar um livro fará crescer ainda mais o alcance de seu trabalho. Ao registrar em seu livro suas habilidades, know-how e vivências sobre um assunto, no qual é um expert, você possibilita a um grande número de pessoas o acesso às suas ideias e pontos de vista. Quanto mais seu livro é conhecido, lido e recomendado de um leitor para outro, mais repercussão é gerada para seu trabalho, o que enriquece sua rede de contatos e aumenta o número de oportunidades profissionais e de novos negócios. Portanto, uma obra confere autoridade ao seu autor, tornando-o referência em sua área de atuação.

2- Você tem uma história que não sai de sua cabeça e você quase diariamente pensa “tenho que tirar isso de dentro de mim”

Se isso acontece com você, eis um sinal claro que chegou o momento de fazer seu livro. Uma medida efetiva para deixar de procrastinar e acabar com a angústia das ideias fervilhando na mente, é contratar a assessoria de um Book Advisor. Ele é um profissional capacitado a te ajudar na construção de seu livro e a sua orientação fará toda diferença para que você coloque a “mão na massa” de forma certa. Com uma metodologia de escrita adequada, o escritor iniciante tem mais facilidade para fazer suas ideias chegarem ao papel de forma mais rápida e eficaz.

3- Você sente um chamado, uma necessidade forte, de deixar um legado

Há quem tenha vivido situações e histórias que podem inspirar e impactar muito positivamente a vida de outras pessoas. Assim, aproveite esse desejo forte de compartilhar com os outros sua sabedoria, aprendizados e descobertas para começar a trabalhar em seu livro.

4 – Você pretende estabelecer uma carreira como profissional independente

Este é o caso, por exemplo, de pessoas que querem se tornar palestrantes, professores e consultores. Ter uma obra publicada no currículo ajuda acelerar a carreira de palestrantes, consultores e professores. Se o seu livro for bem-escrito, possuindo um conteúdo de qualidade e que genuinamente agregue valor aos leitores, ele tende a gerar boca a boca para o seu trabalho e maior demanda por suas palestras, cursos e workshops. Um livro com as suas propostas, ferramentas e metodologias de resolução de problemas e melhora de resultados na carreira e nos negócios de seu público é uma das melhores estratégias para você se tornar cada vez mais requisitado e reconhecido perante ele. Palestrante ou consultor com livro se diferencia da multidão de profissionais concorrentes!

5- Você precisa alavancar, levar a outro patamar, os resultados de seus negócios

O livro cria visibilidade e confere credibilidade ao seu autor. Ele é um meio interessante para trazer audiência a você, a sua empresa e as soluções que oferece ao mercado. Um exemplo disso são possíveis divulgações espontâneas na imprensa e redes sociais: escritores e seus livros, com frequência, são noticiados em jornais, revistas, portais, blogs e rádios.

*Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria personalizada, ajuda pessoas a escrever e publicar suas obras. Mais informações em www.eduvillela.com

*Colaborador

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de inteira responsabilidade do seu autor.

imas_foto_prefeitura_de_goiania_1111

Imas reduz prazo para pagamento dos credenciados pessoa-física

Ítala Bruna

Conheça Ítala Bruna, madrinha de bateria da Acadêmicos do Tatuapé