em

O segredo das gravadoras

Você já ouviu falar dos 4Ds da projeção musical?

Com certeza você já ouviu falar sobre os 4 pilares principais que sustentam a projeção de um novo artista no mercado. Talvez o que você não sabia é, que esses pilares são chamados de 4Ds e esse conceito é utilizado pelas principais gravadoras do mundo. E como todo sistema industrial, pouquíssimas pessoas tem o conhecimento de sua existência. Agora você faz parte desses poucos privilegiados.

Eles significam:  (Discovery / Definition / Decision / Distribution), que aqui no Brasil nomeamos de: (Descobrir / Definir / Decidir / Distribuir). Quando uma gravadora e um empresário experiente chegam a conclusão que vão projetar um suposto artista no mercado industrial, eles começam a executar o que achamos de “Discovery”.  Descobrir a verdadeira essência do artista, quais são seus diferenciais e seu potencial de mercado. Achar o ponto fundamental que fará o artista se destacar dos demais e despertar o interesse do público alvo. Com esses dados em mãos, eles começam o processo “Definition”. Essa etapa é quando definem quem será a persona do artista, quem realmente irá consumir o artista e seus derivados como música, shows e outros produtos. Essa é uma das fases mais importantes do projeto. Depois que juntam todas essas informações, eles realizam uma reunião chamada de “Deciosion” com o produtor executivo que irá se responsabilizar em apontar os melhores derivados (Produtos) do artista para o mercado. Ele vai dizer se vai ser apenas um single de trabalho, um CD, DVD… “Decidir” qual produto deve ser o primeiro do artista, é uma tarefa de muita responsabilidade, porque se não virar, o produtor pode ser demitido do cargo, ou até mesmo da empresa. Esse é um dos motivos que eles ouvem centenas de milhares de demos antes de contratar alguém. E finalmente chega o momento que chamamos de “Distribuition”. Que dependendo da empresa chama de Distribuição ou Divulgação. É nessa fase que o single de lançamento do artista vai para as rádios, o videoclipe para as plataformas e iniciam também a promoção do artista e as campanhas publicitárias.

Como pode ver, é preciso trabalhar bem esses 4Ds antes de você se projetar no mercado, você precisa ter a noção que é um produto, e como qualquer produto, é preciso planejar o lançamento, e executar as coisas de maneira certa, se não, pode ter a certeza de que dará errado.

Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele tenha aberto a sua mente. Afinal, esse é o propósito desse artigo, libertar você desse sofisma que foi criado pela indústria.

Quer aprender mais sobre os 4Ds? Clique aqui:

Fábrica da Fama

Estrategista Fonográfico especialista em Marketing Musical

Escola de Eletricistas da Celpe é lançada em Serra Talhada em parceria com o SENAI Petrolina

Escola de Eletricistas da Celpe é lançada em Serra Talhada em parceria com o SENAI Petrolina

notas musicais, notes-311995_1280

Reflexão Social