Você já ouviu falar da REFLEXÃO SOCIAL?

No mercado fonográfico profissional, esse conceito é bem comum entre artista, compositor e produtor. Esses profissionais sempre focam em transformar uma música em um hit, e para que isso ocorra é preciso que a música cause no público alvo do artista o que chamamos de REFLEXÃO SOCIAL. Grandes artistas como Marília Mendonça, Luan Santana, Fernando e Sorocaba, Gustavo Lima entre outros,  aplicam isso em suas músicas. Mas a final, o que é isso?

Existe no sistema o que chamamos de “Tríades Artísticas”, e uma dessas tríades é a “Tríade de Reflexão Social”. Ela consiste em três pilares que são: 1º – Sentimentos Predominantes. 2º – Temas Predominantes e 3º – Conexão. Esses três pilares juntos constroem a Reflexão Social, um sincronismo de pensamentos e ideias entre o artista e o público. É muito importante o artista conhecer os sentimentos predominantes do seu público alvo, para que os compositores elaborem músicas que reflitam exatamente esses sentimentos, dessa forma, a persona terá a impressão que a música foi feita para ela. Exemplo: Se a sua persona é sofrida, já foi traída, tem sentimentos de decepções e desencanto, o compositor irá fazer músicas que remetem a isso, umas vivenciando essa situação e outras vivenciando o contrário, como superando esses problemas. Dessa forma fica muito mais fácil construir uma conexão com o público alvo.

Aprenda mais sobre persona e reflexão social clicando aqui:

Teste o Google Workspace por 14 dias sem nenhum custo. Se gostar, assine e ganhe 10% de desconto no primeiro ano nos planos Business Starter ou Business Standard. Clique aqui ou use um dos códigos promocionais: Y7RJGC7XGVHXYCE / F6D6ELUHJ3NTLMH

Estrategista Fonográfico especialista em Marketing Musical