em ,

O porquê alguns artistas ficam estagnados em suas carreiras

No mercado industrial existe um conceito chamado: Status Quo

Foto: Pixabay

Status Quo significa a intenção de manter o atual cenário, situação ou condição por muito tempo; exemplo: artistas que vivem nos anos 2000, mas, ainda estão presos nos anos 90, compõem, produzem e se comportam como se ainda estivessem vivendo em uma ou duas décadas atrás, e acreditam que o mercado que está errado, sendo que na verdade, o mercado evoluiu e que as tendências de hoje são completamente diferentes.

Você já parou para pensar o por quê alguns artistas foram febres no passado e hoje não conseguem nem uma materiazinha em um jornal de bairro? Isso acontece justamente por conta do Status Quo desses artistas, na mente deles, estão fazendo a coisa certa, mas comercialmente; não.

O Roberto Carlos não é rei apenas por ser um bom cantor, ele entende que é preciso evoluir junto com o mercado, as coisas mudam, as pessoas mudam. Ouça o Roberto dos anos 60, depois dos anos 70, 80, 90 e o de agora; ele não perdeu suas características principais e nem sua essência, ele apenas evoluiu e sempre que lança uma música nova, vira um grande Sucesso, principalmente para o público que o acompanha desde os anos 1960.

O Status Quo não ocorre apenas com os artistas, também há casos de estilos músicas que não evoluíram, e com isso, perderam espaço no mercado, casos recentes como o Rock, o Pop e a MPB, as bandas e cantores desses estilos continuam fazendo um som igualzinho aos dos anos 80 e 90. Aí vem Vitor Kley , Melim e Kell Smith com uma pegada totalmente inovadora e cheia de verdade, então; buuum!!! Explodem e se tornam propulsores de um cenário que até o momento estava bonançoso.

Se você é um artista que ainda vive o Status Quo, sugiro que faça como esses artistas que mencionei, seja inovador, viva no tempo atual e claro, faça isso sem perder a sua essência. Eu Geovane Bento por exemplo, amo MPB, e vejo a Kell Smith como a melhor cantora do gênero da atualidade, pra mim, ela é uma grande referência da nova geração da música brasileira. Justamente; porque ela não vive em Status Quo.

E aí, conhecia o Status Quo? Além desses artistas que mencionei, você conhece algum outro artista que tem como proposta mudar o cenário com um som totalmente evoluído e moderno? Comente, seu comentário é um grande incentivador.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre Music Business e Marketing Musical, procure por Geovane Bento nas redes sociais. Forte abraço e até mais!

Fábrica da Fama

Estrategista Fonográfico especialista em Marketing Musical

Sala de aula. Foto: Claudionor Jr

Estado convoca novos professores aprovados em processo seletivo

Carnavalesco Dione Leite e Presidente Sr. Jamil. Foto: Renato Cipriano - Assessoria de Imprensa Tucuruvi

Chico Anysio será homenageado no Carnaval Paulistano em 2020