em

Os 5Ps da Projeção Musical

Poucos artistas sabem que existe um processo chamado de: 5Ps quando um empresário ou gravadora decide lançar um novo produto no mercado (O Artista) que são: 1ºP – Proposta- Nesta primeira fase, a indústria analisa o que chamamos de proposta do produto, o estilo do artista para termos uma ideia do poder de demanda, o […]

Poucos artistas sabem que existe um processo chamado de: 5Ps quando um empresário ou gravadora decide lançar um novo produto no mercado (O Artista) que são:

1ºP – Proposta- Nesta primeira fase, a indústria analisa o que chamamos de proposta do produto, o estilo do artista para termos uma ideia do poder de demanda, o diferencial, o que ele tem de especial para oferecer, normalmente medimos dentro dos parâmetros da formula da identidade artística: IA= (T+EP).C/O – TALENTO + ESTILO PRÓPRIO X CRIATIVIDADE/ORIGINALIDADE em outras palavras se o artista é ou pode se tornar uma referência, o PHD Artístico que é Potencial Comercial, Habilidades Artísticas e o Dinheiro (ROI) Retorno sobre investimento, se o artista tem condições de ser lucrativo para a empresa ou organização.

2ºP – Persona – Com certeza essa é uma das analises mais importantes, é através da criação da persona que temos a ideia de quem realmente vai consumir o artista, onde essas pessoas se encontram, o poder aquisitivo e se haverá reflexão social com o artista. Com esses dados a empresa pode visualizar a realidade de mercado do produto, se precisará de baixo, médio ou grande investimento na projeção e ter uma previsão se o retorno será de curto, médio ou longo prazo.

3ºP – Planejamento – Nesta fase é criada uma meta SMART e o mapa de Ciclo de Vida do Produto é feito dentro do sistema ROADMAP. Esse modelo de planejamento, mostra de uma forma bem clara cada passo que deve ser dado para concretizar cada fase da projeção, com data de início e data de termino, lembre-se, que a projeção de um artista é um projeto, e todo projeto deve ter de forma clara a data de início e data que pretende terminar. O sistema ROADMAP é eficaz porque ele possibilita dividir um grande projeto em pequenos projetos, facilitando o exito no fim do prazo estipulado. Garantindo o sucesso do projeto, que neste caso; a projeção do novo artista.

4ºP – Produção – Com tudo planejadinho, cada fase com prazo de início e término, inicia-se a produção do artista como: definição do repertório do Simgle, EP, CD ou DVD, se haverá participações, repertório do show, ensaios, trenamento do PIN Artístico – Performance de palco, Interpretação e Naturalidade, seções de fotos, definição da identidade visual entre outros parâmetros importes da fase de produção.

5ºP – Promoção – Finalmente chegou a hora do artista e seus produtos serem apresentados ao mundo! Huhu o/!!!A empresa cria uma apresentação muito bem estruturada e arquitetada nos princípios do Marketing de Diferenciação. A existência do artista na internet, músicas sendo executadas nas rádios, sendo notícia na imprensa, televisão… Pronto! O artista está validado no mercado! Ele agora existe de forma diferenciada dos demais artistas da mesma categoria, ele agora é uma referencia e subindo mais um degrau na linha de mercado. O processo de vendas (sempre no sistema 3Ps de vendas), é iniciado alguns meses depois de tudo isso acontecer, tem produtoras que inicia os shows promocionais depois de 3 meses que o artista foi validado, mas aí vai de cada produtora, não existe uma regra nessa questão.

E aí, você gostou desse artigo?

Então comente o que achou, marque e compartilhe com quem você acha que deve conhecer esse sistema. E se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse incrível conceito, procure por Geovane Bento nas redes sociais. Um forte abraço e até a próxima dica!

Fábrica da Fama

Estrategista Fonográfico especialista em Marketing Musical

Serviço de desobstrução de esgoto Ibotirama. Foto: Divulgação

Embasa inicia obra para ampliar rede de esgotamento sanitário em Ibotirama, no oeste da Bahia

Número de CNHs cassadas indica falta de atenção à segurança no trânsito pelos condutores