em ,

Correntina se consolida como melhor Carnaval da região

Uma combinação perfeita para um Carnaval incrível: Águas Correntes, Verão, Bandinha, Segurança e Carnaval

Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom
Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom
Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom

Milhares de pessoas escolherem a cidade de Correntina para passar os cinco dias de Carnaval. Com ruas e avenidas tomadas por uma multidão, a cidade se tornou um local de muita alegria, emoção, risos e histórias que foram escritas no ritmo da música baiana, do Verão e com a participação de muita gente bonita.

Neste ano, a programação trouxe nomes consagrados como Mari Antunes da Banda Babado Novo, Saiddy Bamba, Márcia Freire e Levada Louca. Ao todo foram 18 atrações, incluindo artistas regionais que abriam e fechavam os shows principais. Na lista estavam talentos da própria cidade, como Thiago Nascimento, Diogo BA, Banda Forronejo Elétrico e Laércio Correntina. A programação contou também com Swit de Patrão, Black City, Thiago Mendes, Pelotão 69, Mary Ramos e Marquinhos Bahia.

Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom
Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom

Opção para diversão foi o que não faltou para o folião. O Carnaval foi dividido em dois circuitos, um voltado para os carnavais das antigas e outro com a energia dos trios elétricos descendo com tudo pela avenida. Ao longo dos anos, a bandinha e os blocos de rua foram ganhando espaço ao ponto de ser tornarem um diferencial de Correntina com relação a outras cidades da região.

O prefeito Nilson José Rodrigues destacou que além da diversão, o Carnaval movimenta a economia local e é visto pelo governo com um investimento. “Todos ganham, desde o dono da pousada, o feirante, o proprietário da farmácia, do mercado e até o produtor rural. Com mais gente na cidade, o consumo aumenta e isso gera renda para a população”, frisou.

Dados da Polícia Militar e da Guarda Municipal confirmam que o Carnaval de Correntina é de paz. “Nos cinco dias de festa, a PM registrou apenas oito ocorrências e os guardas somente três. Temos o Carnaval mais seguro da região e isso tem feito muitas pessoas escolherem nossa cidade como destino nestes dias de festa”, explicou a secretária municipal de Trânsito e Segurança Pública, Bitlane Rocha.

Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom
Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom

Programação para todos os públicos

Durante o dia, o ponto de encontro foi na beira do rio, mais precisamente no Ranchão e nas Sete Ilhas. Quando o sol sumia e a noite chegava, o público iniciava a diversão acompanhando a bandinha Abre Alas pelas ruas da cidade e seguia na folia com o Carnaval Retrô, comandando por Laércio Correntina, Banda Brasil e Diogo BA até as 22h.

Na avenida, com o revezamento de dois trios, as atrações principais fizeram a multidão se divertir bastante madrugada afora. A abertura foi feita pela cantora Márcia Freire, o segundo dia foi comandado pelo pagodão do Saiddy Bamba, a cantora baiana Mari Antunes levou o maior número de foliões para a avenida, com a banda Babado Novo, ela fez um show inesquecível na segunda, dia 4. Já o último dia de Carnaval foi animado pela cantora Paulinha da Levada Louca. Ela até desceu do trio e foi cantar no meio dos foliões.

Para o correntinense Armando Neves o melhor do Carnaval é a bandinha de frevo pelas ruas da cidade. “Para mim não tem nada igual a bandinha. Curti demais com os amigos e não faltou energia boa, curtição e muita alegria”, frisou. Ele fez uma crítica não gostou da troca do nome da bandinha, ele defendeu que deveria continuar sendo chamada de “Chame Gente”.

Babado Novo no Carnaval de Correntina
Babado Novo no Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom

Sete Ilhas e Ranchão

Quem conhece o local se encanta logo no primeiro olhar e no Carnaval não é diferente. Formada por várias voltas que o rio dá, as Sete Ilhas recebeu milhares de turistas neste ano. Com infraestrutura adequada, águas correntes e natureza exuberante, o local conta com restaurantes, banheiros, pontes e locais para diversão de toda a família. Durante o Carnaval, além do clima de diversão no ar, as Sete Ilhas ganham um palco exclusivo e música ao vivo.

O Balneário do Ranchão é construído no meio do Rio e se torna o principal ponto de encontro nas tardes de Carnaval. Com música ao vivo e muitas diversão, o local fica lotado. Além disso, nas margens do Ranchão é possível tomar banho nas águas cristalinas do rio enquanto as bandas se reversam no palco montado no espaço.

Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom
Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom

O assistente administrativo da Caixa Seguradora, Rafael Dantas, de Brasília-DF, chegou em Correntina no sábado às 2h da manhã com uma galera de amigos e familiares, formada por mais de 50 pessoas. Ele conta que foi o segundo ano que passou na cidade e pretende voltar em 2020. “O carnaval poderia durar mais uma semana, curtimos bastante e conhecemos muitas pessoas de várias regiões, todos gostaram da cidade e do carnaval, vamos voltar no próximo ano com mais pessoas”, revelou.

“Que carnaval top, já quero de novo. Adorei o Ranchão porque tem música ao vivo, muita gente bonita e o rio logo aí para dar um mergulho. Amei passar o Carnaval na cidade, foi muito bom. O povo é muito educado e acolhedor, não vi nenhuma briga, estão de parabéns. Ano que vem quero estar aí de novo”, afirmou a atendente Marta Ramos de Luziânia (GO).

Neste ano, vários músicos se juntaram para formar a Bandinha de Frevo Abre Alas. O objetivo foi um só, comandar o carnaval de fanfarra pelas ruas da cidade. O sucesso dos anos anteriores foi tanto que, neste ano, a Prefeitura ampliou a programação do carnaval retrô, com a bandinha e minitrio animando os foliões.

Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom
Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom

O ponto de encontro ou de partida é a Casa de Louro, local criado pelo irreverente Louro de Maninho, como é conhecido na cidade. Ele guarda um pouco da história de Correntina na casa que é aberta ao público, e claro que o Carnaval faz parte dessa história.

Outras atrações

Na edição deste ano, o tradicional Carnaval das Crianças levou a criançada para a avenida no dia 1º de Março. Com animação da cantora Mary Ramos e Banda. A folia dos baixinhos não deixou nada a desejar, teve muitas brincadeiras, músicas infantis e vários super-heróis, príncipes e princesas atrás do minitrio. É claro que os pais também não perderam a oportunidade de vestir aquela fantasia engraçada para acompanhar os filhos. O resultado dessa combinação foi, sem dúvida, muitos sorrisos e diversão.

O CarnaPelc também levou a galera do Programa de Esporte e Lazer pela Cidade (PELC) para pular o Carnaval. A animação ficou por conta do minitrio com os meninos da Banda Black City. Eles, praticamente, abriram o Carnaval na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, com uma energia sem igual.

Homenagens

Uma das novidades deste Carnaval foi a participação efetiva da Casa da Cultura Iozinho Costa, fundada no ano passado com objetivo de preservar e valorizar a Cultura do município. Além do Baile Municipal, a Casa organizou uma homenagem aos nomes ilustres que fizeram história no Carnaval da cidade. Para tanto, foram escolhidas 20 personalidades para serem homenageados pela Prefeitura. Fotos, no estilo pintura, estampavam os rostos de homens e mulheres que ao longo dos anos contribuíram com a história do Carnaval de Correntina. A lista foi composta por Seu Hélio, Marquito, Iozinho Costa, Tia Vanda, Zé da Paixão, Wedem, Zé Maria, Bocão, Vani de Astrogildo, Dona Lêda, Samuel, Nide, Carlinhos de Cinza, Louro de Maninho, Ná, Ofélia, Zé Bezerra, Álvaro Castro, Elton Hilário e Noélia.

O artista plástico Elton Hilário, responsável, por desenhar o tema do Carnaval 2019, também recebeu uma homenagem. Ele coordenou uma equipe de pintores que fizeram os totens com imagens carnavalescas, instalados nos circuitos do carnaval.

A Prefeitura escolheu o Tema: “Correntina de Tantos Carnavais” para direcionar toda programação do Carnaval 2019. O tema representa a alegria do povo, as belezas naturais que só Correntina tem, Sete Ilhas, Ranchão, os rios e a forte expressão cultural do município. Tantos Carnavais, de tantas alegrias, emoções e sentimentos bons. Tem casais que se conheceram no Carnaval de Correntina e hoje forma uma família felizes. Amigos que se reúnem para curtir nosso carnaval e tantos outras histórias bonitas para se contar.

Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom
Carnaval de Correntina. Foto: Divulgação/Ascom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

carne, frigorífico Bahia

Economia baiana encerra 2018 com alta de 1,1%

Conheça a drag queen e cantora Sophia Barclay

Conheça a drag queen e cantora Sophia Barclay