em

Dezembro

Chega o final do ano e uma correria começa, em busca de presentes, das festas de confraternizações, os últimos momentos para estudar e tentar recuperar o que não conseguiu fazer durante o ano todo e muitos a caça de um local para fazer um trabalho voluntário qualquer para mostrar que é uma boa pessoa e […]

calendário, calendar-3073971_1280
Ilustração. Foto: Pixabay

Chega o final do ano e uma correria começa, em busca de presentes, das festas de confraternizações, os últimos momentos para estudar e tentar recuperar o que não conseguiu fazer durante o ano todo e muitos a caça de um local para fazer um trabalho voluntário qualquer para mostrar que é uma boa pessoa e vai tentar em um único dia resgatar todo o tempo que poderia ter disposto durante o ano de 2018.

Ufa, é por isso que o mês de dezembro parece ser tão maluco e ainda temos que considerar que ele é um pouco mais curto pois temos o natal e o ano novo que são feriados nacionais, portanto haja folego.
Vou tratar do que me compete o trabalho voluntário e as doações, que não citei acima, mas elas também costumam acontecer em larga escala neste período.

Vamos lembrar de um ponto importante para aqueles que doam alimentos no final do ano, as pessoas sentem fome o ano inteiro, portanto não espere os últimos dias para fazer isso, faça de forma natural durante o ano mesmo que em pequena escala, tenha certeza que será importante para muitos que tem fome.

Se pretende doar dinheiro, o exposto acima vale para este, se for doar panetones, ok, tem mais haver com o final do ano, mas se for doar brinquedos, lembre-se que existem o dia da criança e o aniversário delas todas durante o ano que você pode fazer a diferença.

Não entendam como uma crítica, só uma organização para que as organizações não recebam muito no final do ano e passem o restante do próximo ano inteiro à míngua.

Com relação ao trabalho voluntário, se for de Papai Noel, realmente deve fazê-lo agora, pois ficaria um pouco esquisito o bom velhinho aparecer em maio, mas se for qualquer outro, as organizações precisam destes aliados das causas sociais durante todo o ano e você na maioria das vezes será muito mais útil durante o ano do que junto com um monte de outros voluntários tumultuando o final de ano.

Lógico que eu posso falar isso, mas as organizações jamais vão dizer isso a um voluntário, pois são educadas e não querem que você suma ou não volte mais, os voluntários são importantes. Portanto a dica que dou é organize-se para ter um dezembro menos tumultuado e um ano mais arrumado.

Construindo Cidadania

O autor é Roberto Ravagnani, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business.
www.robertoravagnani.com.br

Embasa

Embasa esclarece população sobre implantação de sistema de abastecimento de água no Sítio do Rio Grande

Integrantes do Projeto Frutos do Cerrado durante curso em 2018

Projeto Frutos do Cerrado está entre os 13 contemplados pela Fundação Cargill em todo o Brasil