em ,

Como melhorar o sinal da TV digital

Comprou uma TV com Receptor Digital, mas não consegue um bom nível de sinal? Confira a matéria especial com algumas dicas para que você saiba como melhorar o nível do seu sinal digital Antes de comprar qualquer produto relacionado ao conteúdo do sinal digital, seja uma TV ou equipamentos para recepção, é importante que o consumidor confira se a embalagem do produto contém o selo […]

Comprou uma TV com Receptor Digital, mas não consegue um bom nível de sinal? Confira a matéria especial com algumas dicas para que você saiba como melhorar o nível do seu sinal digital

Sinal digital pode sofrer interferências de acordo com localização da TV (Foto: Reprodução/Leonardo Rodrigues)
Sinal digital pode sofrer interferências de acordo com localização da TV (Foto: Reprodução/Leonardo Rodrigues)

Antes de comprar qualquer produto relacionado ao conteúdo do sinal digital, seja uma TV ou equipamentos para recepção, é importante que o consumidor confira se a embalagem do produto contém o selo DTV (mesmo da imagem da matéria).

Este selo garante que o produto está de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assim, a recepção do sinal deve manter o desempenho esperado após a instalação. Dentre os fabricantes que utilizam o selo, pode-se citar: Antenas Castelo, AOC, Century, Elsys, H-Buster, LG, Panasonic, Philips, Samsung, Semp Toshiba, Sony, Tec Toy, Tele System e Visiontec – de acordo com o site oficial da TV Digital. Além do selo, é importante também se existe algum ponto de interferência ao redor de sua casa que atrapalhe a passagem de sinal, algo como um prédio ou morro. Dessa forma, talvez seja necessário instalar uma antena externa em sua residência para melhorar nível de recepção do sinal digital.

Antena externa 

Dependendo da cidade onde você mora, distância da torre de transmissão, características locais e redondezas, uma antena externa pode ser necessária para melhorar o sinal recebido pela TV.

É importante estudar as características da região, saber a direção das torres de transmissão e localizar possíveis pontos de bloqueio do sinal para escolher uma antena adequada. Em geral, uma antena UHF com pelo menos 10 elementos e banda plena deve resultar em uma boa recepção do sinal digital. Além disso, é importante instalar a antena em um ponto alto no telhado da residência (ou topo de um prédio), apontando-a na direção das torres de transmissão.

Cabos 

Entre a antena externa e o aparelho de TV deve ser utilizado um cabo de boa qualidade. Técnicos, normalmente, optam por cabos coaxiais para UHF com pelo menos 70% de malha. Um cabo coaxial é formado por um fio central envolvido por um material isolante e uma malha trançada, que serve para bloquear interferências externas.

Os modelos de cabos coaxiais mais utilizados em instalações são o RGC-59 e o RG-6. Estes modelos são encontrados em lojas especializadas e, em geral, garantem boa qualidade para recepção do sinal digital.

Ao visitar uma loja especializada em antenas, não esqueça de adquirir todo o material necessário para a sua instalação, como mastros, estais, suporte e fixadores para telhado. Caso tenha dúvidas, recomenda-se ainda procurar um antenista para analisar os requisitos de sua instalação. (Techtudo)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Gatas na Praia: Ex-BBBs Flávia e Lia exibem a boa forma em Fortaleza (CE)

Jovem com deficiência vence concurso de miss no interior do PA