A gafe de um parlamentar flagrado trocando mensagens pessoais com uma mulher durante uma importante votação na Câmara chamou a atenção de todo país. O deputado usava a rede social indiscriminadamente no ambiente de trabalho enquanto a discussão política era transmitida ao vivo para todo o Brasil. Esse tipo de comportamento poderia ter sido evitado caso o deputado tivesse seguido algumas regras de etiquetas. A psicóloga e professora, mestre em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Gisela Chicralla, ministra a palestra Comportamento no Trabalho: Etiqueta e Imagem Pessoal para que as pessoas possam se adequar no mundo corporativo.
O tema abordado na palestra mostra como é fundamental saber se comportar para quem está no mercado ou pretende voltar. São debatidos assuntos que vão desde a roupa que se veste ao linguajar usado dentro das organizações. A palestrante mostra, por exemplo, como agir quando o funcionário encontra algum diretor dentro do elevador. Nessas situações há pessoas que nem chegam entrar por vergonha. O público aprende que é preciso “vender” a sua imagem de forma positiva, a importância de ser visto, reconhecido, ter o cuidado de como acessar e se comportar nas redes sociais.
- Usar o celular tornou-se um vício nos dias atuais. As pessoas não conseguem ficar sem mexer no seu aparelho e acabam usando em situações que deveriam ser evitadas como, por exemplo, nas reuniões de trabalho ou diante dos clientes. Se a sua função não exige estar conectado o tempo todo, é necessário deixar de lado este hábito – explica Gisela.
De acordo com a psicóloga, apesar do avanço das novas tecnologias e as mudanças do mundo moderno, as boas maneiras ainda ajudam a pessoa a construir sua imagem pessoal de forma positiva. No mundo corporativo, o marketing pessoal pode ajudar as pessoas que querem deslanchar suas carreiras. Segundo a especialista, tudo é observado, desde a postura, a entonação de voz até a maneira de se comportar.
- Os profissionais precisam ter o cuidado com o que fala e com quem fala no trabalho. Não podemos mostrar a nossa insatisfação para os clientes internos e externos. Além de não ser elegante falar mal da empresa aonde trabalhamos, é fundamental que as pessoas se tratarem com respeito. Existe um ditado que fala: ”temos que tratar bem os nossos estagiários porque um dia eles poderão ser o seu chefe”. Caso contrário, essas atitudes não vão contribuir para uma carreira de sucesso.
Gisela Chicralla apresenta palestras, realiza treinamentos sobre como falar bem em público, trabalha com desenvolvimento de lideranças, comportamento no trabalho, e ensina outras habilidades, entre elas, técnicas de atendimento para clientes. Todos esses temas ajudam o público entender os requisitos necessários para ser um profissional mais produtivo e bem preparado.