em

Confira dicas para deixar a hora do banho ainda mais especial

Quando o assunto é a higiene do bebê, todo cuidado é pouco, principalmente na hora do banho. Essa preocupação pode ser ainda maior para mamães de primeira viagem, pois é normal surgirem as mais variadas dúvidas, desde como alcançar a temperatura ideal da água, qual a melhor posição para o bebê ou qual o local […]

Quando o assunto é a higiene do bebê, todo cuidado é pouco, principalmente na hora do banho.

Essa preocupação pode ser ainda maior para mamães de primeira viagem, pois é normal surgirem as mais variadas dúvidas, desde como alcançar a temperatura ideal da água, qual a melhor posição para o bebê ou qual o local adequado para realizar o banho.

Para auxiliar nesse processo, a Alô Bebê selecionou algumas dicas sobre o tema. Confira a seguir:

  • Por onde começar o banho?

O ideal é que a higienização comece pelos cabelos, pois o couro cabeludo é o local onde os resíduos mais se acumulam. Se priorizar as outras partes, ao chegar à região da cabeça, a água escorrerá pelo corpo do bebê, trazendo consigo as impurezas.

  • Quais produtos utilizar para a higienização?

Popularmente utiliza-se os chamados “dois em um”, que possuem shampoo e condicionador na sua composição. São suaves e possuem um cheiro delicado, no entanto, os dermatologistas recomendam a utilização de sabonetes neutros de glicerina, pois evitam o risco de a criança adquirir algum tipo de alergia.

  • Qual a temperatura ideal da água?

Ao contrário do que se imagina, a água não precisa estar quente, mas sim, morna. O ideal é que ela esteja entre 36,8º C e 37,5º C. Essa temperatura será suficiente para que o bebê faça o controle do calor do próprio corpo.

  • É necessário utilizar buchas?

Não há necessidade de utilizar buchas ou esponjas em recém-nascidos, porque eles não possuem tanto contato com a sujeira. Já em crianças maiores, que brincam mais ativamente, pode-se sim fazer uso dos itens, principalmente se eles tiverem formatos e cores bem diferenciados, o que pode proporcionar um banho ainda mais divertido para a criançada.

  • É realmente preciso dar banho nos bebês todos os dias?

Como recém-nascidos não se sujam, pode-se pular o banho completo às vezes. No entanto, é necessário que os pais façam, no mínimo, o famoso “banho de gato” no bebê, priorizando principalmente a região dos órgãos genitais, pés, mãos e pescoço e, claro, trocando suas roupas por peças limpas. No caso das crianças maiores, o procedimento pode ser o mesmo, desde que o dia não tenha sido tão agitado.

  • Como fazer a higienização correta da banheira?

Após alguns banhos, é comum a banheira apresentar uma superfície de gordura. Reserve um tempo a cada semana para realizar a sua limpeza. O ideal é que se utilize sabonete ou detergente neutro e uma esponja macia. Jamais utilize álcool, isso pode fazer com que o material seja danificado.

Luca Moreira

Este conteúdo é de inteira responsabilidade do autor.

Erick Cesar - Cover Leci Brandão. Foto: Acervo Pessoal

Ator Erick Cesar – Cover da Sambista Leci Brandão é atração da 18ª Feira Cultural LGBT

Viatura Polícia Federal

PF cumpre mandados em gabinetes de 3 deputados federais