em

Como criar e publicar os seus conteúdos online

A internet é um espaço onde você pode encontrar os mais variados tipos de conteúdo. Há entretenimento, notícias e informações das mais diversas. O fato de a internet possuir as características de outras mídias, tais como a televisão, o rádio, os jornais e as revistas, a torna um espaço importante de divulgação de ideias. O […]

Ilustração. Foto: Folha Geral

A internet é um espaço onde você pode encontrar os mais variados tipos de conteúdo. Há entretenimento, notícias e informações das mais diversas.

O fato de a internet possuir as características de outras mídias, tais como a televisão, o rádio, os jornais e as revistas, a torna um espaço importante de divulgação de ideias.

O mais interessante é que a web possibilita que qualquer pessoa tenha condições de criar e publicar os seus conteúdos online, se tornando um espaço bastante democrático e versátil.

Por exemplo, se você aprecia gastronomia e domina esse assunto, pode divulgar os seus conhecimentos na internet. A web proporciona os canais adequados para isso.

Além disso, você pode até obter retorno financeiro publicando informações e conteúdo. Entre os meios na internet mais viáveis para você criar e publicar estão os blogs, as redes sociais, podcasts e canais de vídeos.

A criação de conteúdos em blogs

Os blogs estão aí desde que a web aos poucos veio conquistando o seu espaço no nosso dia a dia das pessoas. No entanto, eles ganharam força como espaço de informação no início dos anos 2000 e hoje se consolidaram com um excelente canal de comunicação.

Criar conteúdo em blogs é fácil, pois eles são meios versáteis e possibilitam a postagem de textos, vídeos, gráficos, imagens e também arquivos de áudio.

Além disso, para você manter uma audiência fiel de leitores, é interessante efetuar postagens regularmente, tais como dias alternados ou ao menos uma vez por semana. Quanto mais atuante for o seu blog, mais público ele vai ter.

Hoje em dia as plataformas utilizadas para os blogs possibilitam que você programe as suas postagens para dias e horários específicos, facilitando um planejamento de publicação.

Algumas das vantagens que os blogs oferecem são:

Fáceis de usar

Cada vez mais as plataformas para a criação de blogs estão mais intuitivas e amigáveis, possibilitando que qualquer pessoa consiga criar, personalizar os layouts e publicar as suas postagens.

Um exemplo dessa facilidade e acessibilidade é a plataforma WordPress, que é a mais conhecida e recomendada por blogueiros do mundo todo, tanto os iniciantes quanto os mais experientes.

Economia

A maioria das plataformas para a criação de blog é gratuita, sendo assim, você pode publicar os seus conteúdos sem gastar dinheiro, basta apreciar e conhecer bem os assuntos que você vai abordar.

Longo alcance e monetização

Os blogs, como tudo na internet, estão acessíveis a um grande número de pessoas. Basta você divulgar o seu blog da maneira adequada e assim vai encontrar o seu público.

Lembre-se que ao consolidar o seu blog como um importante meio de informação entre o seu público de leitores, você terá condições de adotar técnicas que possibilitarão lucrar com ele.

A criação de conteúdos em vídeos

Em décadas passadas, quando a internet aos poucos conquistava o seu espaço, os arquivos de vídeos eram pesados e com baixa qualidade de imagem.

Porém, a situação atualmente é diferente, pois hoje em dia é possível dizer que os vídeos são uma das principais fontes de informação, podendo ser distribuídos facilmente por diferentes dispositivos.

O YouTube, por exemplo, é um dos sites mais acessados do mundo e comporta vídeos referentes aos mais variados temas. Por isso, ter um canal de vídeos no YouTube é atualmente uma das melhores maneiras de criar e publicar conteúdo online.

As vantagens de criar conteúdo em vídeo são:

Formato acessível

O fato de utilizar imagem e áudio torna o vídeo bastante atrativo para o público, pois já é fato que as pessoas preferem assistir algo do que ler ou ouvir.

Qualidade

Hoje em dia os Smartphone e as câmeras fotográficas, de uma forma geral, possuem uma boa resolução, o que facilita a criação de vídeos com áudio e som de qualidade.

Criatividade

Dependendo do tema que você aborde em seus vídeos, é possível usar a criatividade na edição. Em alguns casos até mesmo a técnica da animação pode ser uma alternativa interessante para a sua produção.

Lucros

Assim como os blogs, os canais de vídeos podem render retorno financeiro para os seus criadores. Nesse caso, é necessário também criar uma audiência fiel de seguidores.

É aí que entra um bom trabalho de divulgação, fazendo uso de redes sociais, por exemplo. Lembre-se também de sempre interagir com o seu público, respondendo a comentários e ficando atento a sugestões e críticas.

É interessante lembrar também que nada impede você de ter um blog e produzir vídeos nesse canal. Essa é uma das grandes vantagens da internet hoje em dia: a versatilidade.

Conclusão

Criar e publicar conteúdo online tem várias utilidades: a interação com outras pessoas, a disseminação de informações, o entretenimento e, inclusive, a obtenção de lucro.

Imagine você ganhar dinheiro na web, falando e escrevendo a respeito de um assunto que você conhece e gosta? Isso na verdade já é a principal atividade de muitas pessoas!

Por fim, se você tem uma ideia em mente mãos à obra. Comece hoje mesmo a publicar os seus conteúdos, sejam eles por meio de um blog ou em algum canal de vídeos.

Nax

NAX - meio gente, meio robô. Uma profissional perfeita para todas as ocasiões.

Drones chegam à construção civil para otimizar obras

Drones chegam à construção civil para otimizar obras

Renata Banhara no Programa Raul Gil

Raul Gil recebe Renata Banhara no “Pra Quem você Tira o Chapéu”