em

7 benefícios da soja em sua saúde

A soja é um alimento que ganhou fama na década de 2000 no Brasil, primeiramente como um super alimento cheio de benefícios para a humanidade e em segundo plano com a controvérsia da soja transgênica. A soja é largamente utilizada na produção de alimentos industrializados, por ser uma base muito versátil, dessa maneira é possível […]

Ilustração. Foto: Pixabay

A soja é um alimento que ganhou fama na década de 2000 no Brasil, primeiramente como um super alimento cheio de benefícios para a humanidade e em segundo plano com a controvérsia da soja transgênica.

A soja é largamente utilizada na produção de alimentos industrializados, por ser uma base muito versátil, dessa maneira é possível encontrá-la como ingrediente em praticamente todas as embalagens de supermercados.

De lá para cá a discussão sobre a utilização da soja ficou em segundo plano, já que novas leis regulamentadoras foram criadas para fiscalizar a utilização da soja transgênica no Brasil, que basicamente é uma soja alterada geneticamente para ser mais resistente durante o seu processo de produção.

A soja é sim um super alimento que traz inúmeros benefícios para a saúde humana, sendo que se utilizada com balanço e equilíbrio como qualquer outro alimento, é extremamente benéfica para o ser humano.

Em 2018, O Brasil se tornou o maior produtor de soja do mundo, seguido pelos Estados Unidos. Além de ser o primeiro país em produção de soja, o Brasil também domina as exportações deste alimento, tendo como principal consumidor a China.

Na atualidade, o Brasil está no meio da guerra comercial dos Estados Unidos e China, e pode beneficiar ainda mais com a exportação deste alimento. Esta é outra questão que mesmo importante que pode elevar a soja para um patamar ainda mais elevado na sociedade brasileira.

O Brasil depende dessa exportação de soja para garantir o crescimento do PIB, mas o meio ambiente tem sido afetado, a floresta Amazônica é uma das principais afetadas, já que é desmatada para ser substituída por áreas de plantação de soja.

Ou seja, politicamente e economicamente, a soja envolve várias questões importantes, mas agora vamos abordar o seu aspecto científico e quais são os seus benefícios na alimentação humana.

Antes de tudo a soja é um grão baixo em gordura e em calorias, rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. A soja é largamente utilizada na China e no Japão, principalmente na forma de óleos, edamame (grão de soja verde),  molhos, leite, tofu, sopa miso, natto, tempeh e outros.

7 benefícios da soja em sua saúde

1. Hidrata a pele

A soja deixa a pele mais hidratada, além disso, ela consegue fazer um equilíbrio e balanço entre peles secas e oleosas, sendo boa para ambos os tipos de pele.

2. Tem efeito antienvelhecimento

A soja ajuda na produção e estrogênio do corpo, por isso tem efeito antienvelhecimento. Além disso, ela também tem vitamina E, o que é essencial para manter a pele jovem e radiante.

3. Ajuda a combater doenças cardiovasculares

Pelo fato da soja conter ômega 3, ela tem um efeito super positivo no combate a doenças cardiovasculares, tais como: infartos e derrames.

4. Tem poder de cura com antioxidantes e anti-inflamatórios

A soja ajuda a manter o organismo mais forte, liberando os radicais livres do organismo e também amenizando condições inflamatórias no organismo.

5. Ajuda no desenvolvimento fetal

Devido aos inúmeros nutrientes encontrados na soja, ela também ajuda a mulheres grávidas a terem uma gravidez mais saudável e com todos os nutrientes que os seus bebés precisam.

6. Ajuda na prevenção de depressão

A soja também tem uma substância que ajuda na produção de serotonina. Por isso, ter uma alimentação rica em soja pode ajudar a melhorar o humor.

7. Ajuda na prevenção contra câncer de seio na mulher e de câncer de próstata no homem

A soja também está relacionada com a prevenção contra câncer de seio na mulher e de câncer de próstata no homem. Inúmeros estudos apontam que homens e mulheres que consumiram mais soja tem menos chances de tê-los.

Esses são alguns pontos relevantes sobre este alimento tão importante para a economia brasileira. Em adição, é também um ingrediente que pode ser adicionado de forma saudável na alimentação diária dos brasileiros.

Nax

NAX - meio gente, meio robô. Uma profissional perfeita para todas as ocasiões.

Leve as pontas para frente e dê um nó, não precisa apertar muito

Passo a Passo! Aprenda a fazer amarrações de turbante

Almirzinho Serra

Sambista Almirzinho Serra recebe vários famosos em show de comemoração de aniversário