em

5 dicas de direção defensiva para quem vai pegar a estrada no Carnaval

Confira os principais cuidados que devem ser tomados para condutores viajarem tranquilos

Ilustração. Foto: Pixabay

Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas se deslocam de carro para viajar. E, sobretudo neste período, é importante fortalecer a conscientização sobre a direção defensiva, ressalta o diretor do Porto Seguro Auto, Jaime Soares. “A direção defensiva é um dos conteúdos aplicados durante o curso nos Centros de Formação de Condutor, mas com o tempo, pode ocorrer de os condutores esquecerem as medidas de segurança”, explica. Para alertar todos que vão pegar a estrada, ele dá dicas para os motoristas evitarem transtornos durante a viagem.

1. Condições do automóvel – Antes de qualquer viagem, é imprescindível fazer uma revisão preventiva. Por conta disso, é necessário averiguar faróis, pneus, freios, óleo do motor e lanternas. A manutenção periódica pode evitar falhas mecânicas no carro e possíveis acidentes, por isso, é importante que o motorista procure uma oficina de segurança para a realização da manutenção preventiva. Os Centros Automotivos Porto Seguro oferecem o serviço para segurados e não segurados, e no Carnaval, oferecem pacotes com valores diferenciados.

2. Aquaplanagem – No verão, as fortes chuvas podem ocasionar aquaplanagem nas estradas. E esse é um dos motivos que mais causam acidentes. Por isso, quando o condutor enfrentar uma situação como essa é importante que ele não freie, tire o pé do acelerador e mantenha o controle do volante, sem fazer movimentos bruscos, até o veículo recuperar a aderência. Acelerar ou frear, pode resultar em um acidente.

3. Mantenha uma distância segura dos outros veículos – Manter uma distância segura lateral e frontal dos demais veículos, além de garantir a segurança de todos que estão no carro, é uma lei de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. Ou seja, a atitude além de evitar acidentes, evita multas de trânsito.

4. Dirija de acordo com a velocidade permitida – A alta velocidade é um dos fatores que mais contribuem para os acidentes de trânsito. Para conseguir curtir o Carnaval, não tenha pressa e preze pela sua vida e de todos que estão nas estradas.

5. Baixe o App Trânsito+gentil – Um aplicativo que pode te ajudar a dirigir com responsabilidade e ganhar descontos no seguro Auto. Trata-se de um app que usa de cinco variáveis para avaliar a performance do condutor: aceleração, frenagem, velocidade, curvas e uso do celular ao volante. O bom desempenho, somado à condução com responsabilidade, pode dar ao motorista de 18 a 24 anos descontos de até 35 % no seguro e prêmios de até R$ 4 mil.

Guinchos nas rodovias

Nesse período de grande fluxo nas estradas, o Porto Seguro Auto disponibilizará, durante todo o feriado prolongado, guinchos para atendimento dos motoristas que passarem pelas principais rodovias de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 20 milhões de clientes, 13 mil funcionários, 16 mil prestadores e 35 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 103 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e Residência – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2018, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,3 bilhão.

Da Folha Geral, em São Paulo*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

rede, computadores, internet, network-3537401_1280

Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil acontece em julho

Nivelamento poço de visita Barreiras

Embasa promove adequações nos sistemas de água e esgoto para atender os circuitos do Carnaval