em

Palestra para mães gratuita e online: saiba mais aqui

Criança pode brincar com a comida? A coach de mães Mariana Branco, do curso online do Criando AMORas, desmistifica o assunto durante a sua palestra no Congresso Online de Atualização em Alimentação Complementar (Conalco IV), congresso que já está em sua quarta edição e que, este ano, tem como tema “Dificuldades Alimentares: origem, prevenção e […]

Criança pode brincar com a comida? A coach de mães Mariana Branco, do curso online do Criando AMORas, desmistifica o assunto durante a sua palestra no Congresso Online de Atualização em Alimentação Complementar (Conalco IV), congresso que já está em sua quarta edição e que, este ano, tem como tema “Dificuldades Alimentares: origem, prevenção e tratamento”.

Direcionado a profissionais que trabalham com crianças, bem como aos pais, o congresso é online, gratuito e acontece de 18 a 21 de março.

Na palestra “A aproximação lúdica em torno dos alimentos”, que será exibida no dia 20 de março, às 14h30, a especialista explica como os adultos podem aproximar as crianças de alimentos como frutas, legumes e verduras, tanto por meio do brincar como pela própria linguagem do adulto com as crianças.

“Esse é justamente o tema do curso online ‘Meu filho não come’, do Criando AMORas, que já ajudou dezenas de mães que viviam momentos de muita angústia durante as refeições”, explica a coach de mães que também tem formação em Ludoterapia com enfoque Psicanalítico e é coautora do livro “Contos que curam: educação emocional através dos contos”, pela Literare Books, lançado no primeiro semestre de 2019.

Segundo Mariana, aprender a comer faz parte do desenvolvimento, mas algumas crianças precisam de mais ajuda do que outras nesse processo.

“Por isso, é importante criar oportunidades para que a criança viva em um ambiente familiar favorável a essa aprendizagem”, orienta.

No caso de crianças que se recusam a experimentar e fazem birras durante a refeição, uma dica é promover associações positivas tanto longe das refeições quanto na hora de preparar e oferecer a comida caseira do dia a dia. Mariana lembra que por trás do mau comportamento dos filhos pode haver um pedido de ajuda.

“Quando a criança faz birra diante de um prato, ela pode estar, na verdade, muito desconfortável e até com medo de comer determinados alimentos. O brincar poderá ajudá-la a elaborar as suas angústias e dificuldades diante dos alimentos”, explica.

A aproximação lúdica também ajuda a criar momentos de familiarização com os alimentos, o que é fundamental para o processo de aprender a comer.

“É importante destacar que o brincar que me refiro não é no sentido da distração, mas sim voltado à conexão e respeito aos alimentos, contribuindo para que a criança olhe para o seu próprio prato, reconheça cheiros, texturas e sabores e tenha assim prazer e curiosidade em provar”, explica.

A palestra ainda trará dicas de livros infantis para estimular a curiosidade das crianças pela alimentação saudável e abordará o uso da comida divertida, também chamada de pratinho divertido ou comida criativa.

“A comida divertida pode ser usada com o propósito de ajudar a criança a ter a coragem de se aproximar dos alimentos, vencendo a barreira do medo de experimentar”, esclarece a coach.

10 dicas para fazer pratinhos divertidos:

  • Faça a comida divertida como surpresa para o seu filho no café da manhã ou nas principais refeições do dia;
  • Criem juntos: encare como uma atividade especial entre pais e filhos sem distrações de tablets, TVs e smartphones;
  • Deixe a criança fazer sozinha para comer ou apenas para brincar e assim se aproximar, de forma gradual, dos alimentos;
  • Inclua no prato alimentos que a criança gosta e não gosta de comer;
  • Faça pratinhos divertidos com a comida caseira do dia a dia, ou seja, com alimentos como legumes de diversas cores e texturas, arroz, feijão, batata etc.;
  • Apresente diferentes texturas e cores nesses pratinhos;
  • Aposte também nas lancheiras escolares mais criativas e afetivas;
  • Seja prático: use cortadores e moldes, como moldes de ovo e pão;
  • Tenha bom senso: o pratinho divertido não pode ser condição única para a criança comer;
  • Faça do seu jeito, ou seja, não precisa ser um desenho perfeito.

Sobre o Criando AMORasCriando AMORas é uma iniciativa física e digital criada pela jornalista e coach de mães Mariana Branco, que também tem formação em Ludoterapia com enfoque Psicanalítico. Na sua primeira etapa, o projeto envolveu a realização de oficinas infantis, em São Paulo, com enfoque na aproximação lúdica em torno dos alimentos.

O curso online “Meu filho não come: aprenda a despertar no seu filho o prazer em experimentar os alimentos” é direcionado a mães que precisam de ajuda para lidar com a recusa alimentar dos filhos.

O curso possui área de membros na plataforma da Hotmart e está estruturado em 10 Módulos com aulas, materiais de apoio e Desafios Semanais. Ao todo, são 11 aulas gravadas para as mães assistirem onde e quando quiserem, além de 12 Bônus como eBooks, receitas de nutricionistas para fazer com as crianças e vídeo-aulas de especialistas parceiros. Para saber mais, acesse: www.criandoamoras.com.br

Sobre o Conalco

O Conalco é um Congresso Online e Gratuito, que tem como objetivo suscitar e debater temas de relevância relacionados à alimentação infantil e à saúde integral da criança.

Está em sua quarta edição e tem sido um sucesso de público, integrando o conhecimento científico com a prática diária de milhares de pais e profissionais que têm acesso gratuitamente ao conteúdo das palestras. Para saber mais, acesse: www.conalco.com.br

Priscilla Silvestre

Há 15 anos levando o jornalismo de qualidade aos leitores!

Conheça a drag queen e cantora Sophia Barclay

Conheça a drag queen e cantora Sophia Barclay

revisional-financiamento-600x300

Saiba tudo sobre Cálculo Revisional em Financiamento de Veículos aqui!