em

O que é e como funciona o Cargo de Confiança

Conquistar o título de chefe ou de gerente não é o suficiente para obter um Cargo de Confiança. A principal característica que denomina esta função é a credibilidade do funcionário, afinal, é preciso ter não só responsabilidade como conhecimento sobre a área e a autonomia para tomadas de decisões. No Cargo de Confiança é possível […]

Conquistar o título de chefe ou de gerente não é o suficiente para obter um Cargo de Confiança. A principal característica que denomina esta função é a credibilidade do funcionário, afinal, é preciso ter não só responsabilidade como conhecimento sobre a área e a autonomia para tomadas de decisões.

No Cargo de Confiança é possível atuar nas mais diversas funções, como por exemplo, diretor, administrador, gerente e chefe de departamento. Em outras palavras, são cargos dos quais os funcionários possuem maior autonomia que os demais colaboradores de uma empresa.

Todavia, mesmo em Cargos de Confiança, é necessário haver o acompanhamento dos direitos com um advogado trabalhista, pois elas diferem dos direitos de um trabalhador comum, especialmente nas questões referentes à renumeração salarial.

Funcionamento do Cargo de Confiança

Ao consultar um advogado trabalhista, o empregado tomará conhecimento não só das suas obrigatoriedades como também da renumeração, como mencionado anteriormente. Pessoas que atuam em um Cargo de confiança devem receber um salário correspondente a 40% a mais dos demais funcionários que estão sob sua gestão.

Flexibilidade e responsabilidades

Os Cargos de Confiança são vistos de forma diferente perante a lei. Estes empregados não possuem um horário para entrar no trabalho, mas também não têm um horário para sair; ou seja, o horário de trabalho é flexível e indeterminado, não sofrendo nenhuma espécie de controle por parte do seu empregador.

O profissional atuante em um Cargo de Confiança trabalha visando o atendimento de todas as necessidades e demandas, sem se preocupar com a quantidade de tempo trabalhado, sem quaisquer registros de horas extras e adicionais.

Todavia, o empregado possui a garantia por Lei de descanso, por meio de uma folga semanal renumerada. E, se por acaso este profissional acabar trabalhando no dia de sua folga, ele terá o direito de ganhar a renumeração deste dia de trabalho em dobro.

Um advogado trabalhista também assegura ao profissional outros benefícios e vantagens diferenciadas. Como:

Benefícios do Cargo de Confiança

Além do salário de Cargo de Confiança, o profissional também ganha uma bonificação correspondente a 40%, sem contar com os benefícios das férias e 13° salário, e sim com o registro na carteira (CTPS).  Ou seja, o pagamento das férias e do 13° não devem ser calculados junto com a recompensa.

A Lei também assegura a este empregado, que depois de 10 anos no cargo, esta bonificação sobre o salário passe a ser um direito, não podendo deixar de ser paga, mesmo que o funcionário posteriormente mude de cargo.

Passados 10 anos seguidos, o funcionário com o Cargo de Confiança passa a obter o “Direito Adquirido” e sua bonificação não poderá mais ser removida.

A companhia não poderá efetuar qualquer tipo de desconto no salário do funcionário de Cargo de Confiança por conta de faltas e atrasos, uma vez que este empregado não está sujeito ao controle de cargas horárias.

Conclusão

O profissional atuante em um Cargo de Confiança é cobrado por metas e resultados atingidos em seu cargo, independente da jornada de horas trabalhadas. Sendo assim, ele ganha por isso total flexibilidade de horário, ação e poder sobre o seu setor, ou até mesmo na empresa, dependendo do caso.

O Cargo de Confiança deve estar constado no registro da Carteira de Trabalho, e, em caso de ocupação do cargo por outro empregado já pertencente ao quadro da companhia, a anotação da alteração de cargo precisará ser anotada na Carteira de Trabalho.

Assim como o salário mensal, o acordo da renumeração do profissional no Cargo de Confiança segue o critério estabelecido pela Lei de Art. 62, II, CLT.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Prefeitura de Goiânia inaugura novo prédio do Centro de Saúde da Vila Redenção

Prefeitura de Goiânia inaugura novo prédio do Centro de Saúde da Vila Redenção

Karin Martins

Karin Martins lança clipe música “História de Ana”