A atleta e manicure já usou até crack. Além disso, era alcoólatra
Janaina Lomeu, 27 anos, foi campeã na noite deste domingo, da Copa Duque de Caxias 2016, campeonato de fisiculturismo que aconteceu na cidade da Baixada Fluminense. A atleta e manicure faturou o troféu na categoria Overall. Ela tem uma grande história de superação, usou os treinos para se reerguer e vencer o vício em álcool e drogas.
“Quando digo que a musculação mudou a minha vida, é verdade. Assim como muitos, eu tinha uma vida “normal”. Me alimentava como a maioria das pessoas, café, almoço e janta. Eu bebia de segunda a segunda, porque era feriado, estava na balada, era aniversario ou ia arrumar a casa. Após isso, vieram também as drogas, cigarro, maconha, cocaína, até crack já usei… Quem me livrou? Deus e depois a disciplina e o amor pelo esporte. Saber que essa vida não é futuro pra ninguém. Estudar e saber mais sobre o meu esporte, como o que é proteína, o que é carboidrato. Além do que fazer para o sonho virar realidade”, relata a atleta.
Atualmente, com 66kgs e 1,70m, Janaina entrou em uma academia pela primeira vez há pouco mais de 3 anos. Admiradora de Scheila Carvalho, ela sonhava em ter as coxas da dançarina.
“Sempre admirei corpos esbeltos e minha inspiração era Scheila Carvalho, ex-dançarina do É o Tchan. Sempre disse que iria ter aquelas coxas (risos). Sem conhecer e entender esse ” mundo” eu comecei, dia após dia, treino após treino”, conta.
Para quem acha que só consegue um corpo sarado com dinheiro e não tem recursos, pode se inspirar na campeã, que não usa nem o suplemento whey protein. “Sempre fiz e faço o básico e o simples. Minha profissão? MANICURE. Já fiz muita faxina e faço se precisar. Não tenho vergonha, não ostento o que não tenho. Quem me conhece sabe, independente de modismo, faço o que gosto e com gosto. Nem me lembro a última vez que fiz uso de whey protein. Minha suplementação atual é vitamina C e complexo B. Não estou chorando, nem pedindo nada, entendam, apenas relatando meu dia a dia, para aquelas pessoas que nunca começam porque não tem dinheiro, não tem isso ou aquilo, e se esquecem ou não sabem que suas células para hipertrofiarem, ” crescerem” precisam de proteína. Suplementação também e importante, mas não faz milagre. Assim como anabolizantes, que ainda são um grande “tabu” , se não tiver uma alimentação regrada nada acontece”, declara Janaina, que não se importa com as críticas ao corpo.
“Quando há críticas por uma foto postada no Instagram do tipo: Está horrível, está parecendo homem, eu não ligo, pois só eu sei o que passei e o que superei pra chegar até aqui, assim como muitos tem sua história e vários motivos pra não desistir. Morei num lugar onde faltava água constantemente e eu não tinha dinheiro para comprar. Em finalização de campeonato bebendo agua da bica. Comida nunca faltou, faço minhas seis refeições diárias. Deus que me dá forças para trabalhar e não desistir. A jornada e longa, mas desistir jamais”, acredita a também integrante do grupo de atletas Bonecas de Ferro Samba Fitness.
Instagram da federação do campeonato https://www.instagram.com/p/BFcL0heR9dp/?hl=pt&taken-by=ifbbrio
Instagram da atleta https://www.instagram.com/janalomeu/?hl=pt