em

Resultados do programa de testes anti-doping para 2018 FIFA World Cup

Como a Copa do Mundo FIFA 2018 chega ao fim, a FIFA pode anunciar hoje que, até agora, as análises de todos os testes de doping realizados antes e durante a competição tiveram resultados negativos. O programa de testes no lugar este ano foi o maior já realizado para uma Copa do Mundo da FIFA. […]

Como a Copa do Mundo FIFA 2018 chega ao fim, a FIFA pode anunciar hoje que, até agora, as análises de todos os testes de doping realizados antes e durante a competição tiveram resultados negativos.

O programa de testes no lugar este ano foi o maior já realizado para uma Copa do Mundo da FIFA. Depois de todas as equipas qualificadas para a competição final eram conhecidos, a FIFA desenvolveu um plano de distribuição de teste (TDP) com base na análise dos riscos de doping para o futebol. O TDP foi compartilhado e concordou com a Agência Mundial Anti-Doping (WADA) e consistiu de um programa de teste dinâmico, baseado em inteligência.

FIFA estabeleceu uma piscina testes preliminares de mais de 1.500 jogadores que estavam potenciais participantes na Copa do Mundo da FIFA na Rússia. Além dos testes diretamente realizados pela FIFA, cada organizações Nacional Antidopagem (CNAD) e as respectivas confederações foram contactados para buscar sua ajuda para testar os atletas na preparativos para o torneio. Esta estreita cooperação com outras agências de testes permitiu um aumento significativo no número de testes em jogadores participantes.

Os testes regulares foram complementadas pelo uso da FIFA do programa atleta passaporte biológico no sistema de “ADAMS” da WADA, em que todos os resultados do teste, incluindo os de confederações e NADOs coletadas nos principais eventos internacionais de futebol, bem como competições nacionais, estão reunidos na passaporte do atleta em ADAMS, que apresenta um módulo hematológica (através do sangue) e um módulo de esteróide (através da urina). Unidade Atleta Passaporte Gestão da FIFA, composto por peritos independentes, analisa os dados de jogadores para detectar potenciais desvios que podem indicar um abuso de substâncias dopantes. Este aplicado a todos os jogadores participantes da Copa do Mundo da FIFA.

Para a Copa do Mundo da FIFA 2018, cada jogador participante foi testado em controles sem aviso prévio antes da competição e mais testes sistemáticos foram realizados durante a mesma, ambos com controles pós-jogo e em não-jornadas. Com o objectivo de assegurar o programa mais significativo e baseado em inteligência, 90% de todos os testes foram alvejado. Esta segmentação foi baseado em uma série de critérios, incluindo as recomendações da Unidade Passaporte Gestão do atleta, possíveis lesões sofridas pelos jogadores, dados de desempenho e história de teste dos atletas.

A repartição das figuras de teste no período que antecedeu e durante a Copa do Mundo é a seguinte:

  • Desde janeiro de 2018, um total de 2.037 testes foram realizados pela FIFA, NADOs e confederações
  • Isto produziu 3.985 amostras (1928 urina, 1031 de sangue total, soro 1026)
  • 2,761 amostras foram recolhidas directamente pela FIFA em controlos sem aviso prévio antes da competição e 626 durante o mesmo (incluindo 108 recolhido no não-jornadas)
  • Em média, cada jogador das quatro equipes restantes foi testado 4,41 vezes desde janeiro, com alguns deles testado oito vezes
  • resultados analíticos adversos: 1 (o jogador estar na posse de uma autorização de utilização terapêutica para a substância detectada)
  • resultados atípicos * que não foram determinadas como resultados analíticos adversos: 3
  • autorizações de utilização terapêutica: 2

Todas as amostras coletadas foram analisadas em laboratórios credenciados pela WADA, com a maioria das análises – particularmente de todas as amostras recolhidas durante a competição – realizadas no laboratório em Lausanne, Suíça. Para garantir uma operação à prova de falsificação, FIFA transportados todas as amostras em uma caixa de seguro de um tipo que é normalmente utilizado pelos bancos para transportar dinheiro e só pode ser aberta com uma chave eletrônica.

Em termos das substâncias analisadas, além dos procedimentos de triagem de rotina para substâncias proibidas, a FIFA tem a fasquia significativamente maior do que os requisitos do Documento Técnico do Desporto análise específica da AMA **, por exemplo, testando 100% das respectivas amostras de hormônios de crescimento (GH) e “pequenos péptidos” (GHRFs).

Todas as amostras coletadas serão armazenadas durante dez anos e estar disponível para potencial futuro reteste.

Luca Moreira

Este conteúdo é de inteira responsabilidade do autor.

exame, prova, concurso, survey-1594962_1280

Confira dicas para ir bem no Exame da OAB

Rio de Janeiro 07 06 2018 Forças Armadas e policiais fazem operação na comunidade da Gardania Azul, região de Jacarepagua, na zona oeste do Rio de Janeiro.foto Tomaz Silva/Ag Brasil

Operação das Forças Armadas tem presos e ferido no Rio