em

Miss tem conta do Instagram ‘sequestrada’ e pega empréstimo para pagar ‘resgate’

Mais um caso de vítimas de extorsão na internet. A Miss Mundo Surda Thaisy Payo passou por uma situação desagradável ao perder o controle da sua conta no Instagram, que foi ‘sequestrada’ por um hacker, que exigiu que a Miss pagasse um resgate para obter novamente o controle. O caso gerou um grande problema para […]

Mais um caso de vítimas de extorsão na internet. A Miss Mundo Surda Thaisy Payo passou por uma situação desagradável ao perder o controle da sua conta no Instagram, que foi ‘sequestrada’ por um hacker, que exigiu que a Miss pagasse um resgate para obter novamente o controle.

O caso gerou um grande problema para Thaisy Payo, que é uma pessoa pública e tem diversas parcerias firmadas através de posts no perfil. Perder a conta no Instagram para ela seria traumático. O hacker exigiu 600 reais, que depois viraram mais 5000: “primeiro o hacker exigiu um deposito em uma conta internacional, na Turquia, do valor de 600 Reais. Em seguida disse que o valor era pouco e pediu mais 5000. Gastei 5600 Reais e mesmo assim só consegui retomar o controle da minha conta através de uma assessoria externa. Tive de pegar um empréstimo para pagar o resgate. A situação me causou muitos problemas, perdi muitos seguidores também”, conta.

Thaisy Payo
Thaisy Payo. Foto: Divulgação

O delegado de polícia civil e escritor Thiago Garcia comentou o caso e afirmou que o ocorrido pode ser considerado crime e tem consequências fora do mundo virtual: “a conduta do sequestro de contas de rede social pode caracterizar basicamente dois crimes. O primeiro é referente ao artigo 154a do Código Penal, crime de invasão de dispositivo informático, que foi criado após o caso da Carolina Dieckmann, que teve suas fotos vazadas na internet, e também crime de extorsão, tipificado no artigo 158 do Código Penal. Para ambos estão previstos penas”.

No entanto, o Dr. Thiago Garcia relata que crimes cibernéticos tem uma dificuldade adicional devido ao anonimato da internet: “Infelizmente há certa dificuldade no que diz respeito a crimes eletrônicos. No entanto, recomendamos às vitimas que registrem boletim de ocorrência, pois a polícia tem obtido certo sucesso na investigação desses crimes”.

batalha

Qual melhor celular do mundo: Huawei P30 Pro ou Samsung S10+?

ação social

Atriz Valeria Cunha realiza workshop para quem sonha em ser modelo e ação social beneficente