em

Saiba como escolher a lingerie ideal para cada tipo de corpo

Estilista Alessandra Chaves, da Vipagi, dá dicas para escolher a lingerie ideal para seu biotipo

O corpo da mulher tem vários tipos de formato: oval, triângulo invertido, triângulo (pera), retângulo ou ampulheta. E a grande dificuldade das mulheres é descobrir suas proporções e identificar quais modelos de lingerie valorizam seus biotipos.

Para ajudá-las, a estilista Alessandra Chaves, da Vipagi Lingerie, elaborou uma lista de dicas para cada tipo de silhueta e deixou claro que não pretende criar rótulos ou padrões. A nova coleção é estampada pelas modelos plus size Marcela Bacarin e a assistente de palco do Domingão do Faustão, Daia Paula, que expressam a diversidade e a pluralidade do corpo da mulher brasileira:

“Vivemos em tempos de aceitação, de valorização da auto-estima. Quando usamos a peça certa, aproveitamos o que a moda tem a oferecer para valorizar ainda mais cada biotipo, cada corpo com suas curvas e individualidades”.

Confira as dicas:

Corpo tipo “Oval”
Quadris e ombros são da mesma largura e a linha de cintura é arredondada. Procure lingeries que desface o volume da cintura. Para a parte superior é interessante valorizar o colo buscando sutiãs com decote em “U” e em “V”. Já as calcinhas redutoras com compressão na cintura são bem-vindas. Os bodys e corsets são boas opções para esse biotipo pois podem remodelar as curvas do corpo.

marcela e daia_1
Foto: Vipagi / MF Press Global

Corpo tipo “triângulo invertido”
No corpo triângulo invertido, os ombros são maiores, mais acentuados do que os quadris. É interessante procurar conjuntos onde valorize os quadris. Calcinhas de cintura baixa e com detalhes são boas opções. Para a parte de cima prefira cores escuras. O modelo de sutiã frente única que apenas modela o busto é recomendado. Evite modelos tomara que caia que acentua a largura do tronco.

Corpo tipo “triângulo” ou “pera”

O corpo triângulo tem o quadril como a parte mais acentuada e chamativa. Já a parte superior do busto é menor. Prefira peças que realcem o colo. Usar modelos sutiãs push-up com detalhes são indicados pois além de levantar os seios, os detalhes geram volume. Modelos tomara que caia também são bem vistos pois aumentam visivelmente o tronco e são ideais para esse biótipo pois realçam o colo e os ombros. Para parte inferior procure diminuir visualmente o quadril. Evite calcinhas de cintura baixa que dão a ilusão de aumento do quadril. Prefira calcinhas de cores escuras e com poucos detalhes.

marcela e daia_1
Foto: Vipagi / MF Press Global

Corpo tipo “retângulo”
Os ombros, quadris e cintura têm aproximadamente a mesma medida. A silhueta não possui tantas curvas, é mais reta. Para esse tipo de corpo é interessante criar curvas na região da cintura. Para a parte superior, é indicado peças coloridas e estampadas. Sutiãs com detalhes drapeados e bojos são ideais pois aumentam o volume dos seios. Para a parte inferior é preciso dar forma ao quadril. Calcinhas em renda e que possuam detalhes e volumes na lateral são uma boa opção para dar contorno ao quadril.

Corpo tipo “ampulheta”

As medidas do busto e dos quadris são proporcionais e a cintura é definida. Já que possui cintura marcada nesse biótipo, use e abuse dela. Para a parte superior prefira modelos que deixem seus seios com contorno e encaixados dentro do sutiã. Para a parte inferior, calcinhas que possuam laterais sem muitos detalhes e que vão até a linha dos quadris dão um contorno interessante para a silhueta.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

mulher sozinha na balança, imagem_release_1491629

Existe vida após o término de uma relação

eliminar as olheiras

Dermatologista Camila Moulin dá dicas de como evitar e eliminar as olheiras