Leitura: 2 minutos
Fusion Sport V6-2107. Foto: Divulgação
<span> <span style=font family arial helvetica sans serif font size 10pt>Fusion Sport V6 2107 Foto Divulgação<span>

A Ford vai lançar no segundo semestre no mercado norte-americano a nova linha 2017 do Fusion que traz a versão Sport com motor V6 EcoBoost de 330 cv. Além da potência e visual esportivo, esse modelo também terá outra grande novidade: um avançado sistema de detecção de buracos na via controlado por computador.

Esse sistema visa a ampliar as condições de dirigibilidade, evitando danos causados à suspensão por erosões na pista. Será o primeiro carro da Ford a vir de série com o chamado sistema CCD (“continuously controlled damping”), de controle contínuo dos amortecedores, como mostra este vídeo.

Para aproveitar todo o potencial dos 330 cv do motor EcoBoost V6 2.7 e responder rápido aos comandos do motorista, com uma direção mais esportiva, a suspensão é ajustada ao toque de um botão para o modo “sport”, que aumenta o grau de amortecimento. No modo “normal”, ela favorece o conforto no dia a dia.

Como funciona

O sistema é composto por 12 sensores de alta resolução que fazem a leitura da pista para detectar buracos à frente. Esses dados são analisados pelo computador de bordo, que ajusta os amortecedores a cada 2 milissegundos – mais rápido que um piscar de olhos – para responder a cada situação. Desse modo, impede que a roda caia no fundo do buraco e reduz o seu impacto na outra borda. Ao mesmo tempo, ele envia um sinal à suspensão traseira, que assim consegue responder à mesma situação ainda mais rápido.

“Às vezes é impossível fugir dos buracos, uma causa comum de desconforto e danos na suspensão. O Fusion V6 Sport será o primeiro da categoria no mercado norte-americano a oferecer essa tecnologia avançada de suspensão, que impede a roda de cair de forma brusca nos buracos”, diz Jason Michener, especialista em amortecimento continuamente controlado da Ford. O sistema foi testado e aperfeiçoado no Campo de Provas de Romeo, nos Estados Unidos, em um extenso trabalho que envolveu incontáveis buracos para refinamento do software. Para o motorista do novo Fusion Sport V6, isso se traduz em um carro empolgante nas curvas e com rodagem suave.