Portais de girassóis iluminados, bonecos gigantes exaltando os símbolos juninos como a sanfona e o milho, dezenas de balões multicoloridos, espantalhos que de tão simpáticos, ao invés de assustar, são fotografados, e 35 mil metros de bandeirolas. Estes são apenas alguns elementos da decoração do São João da Bahia, no Pelourinho, que este ano, o tem ‘A Colheita’ como tema.
Além de reafirmar a importância do homem do campo para a manutenção da vida urbana, a decoração deixou o Centro Histórico de Salvador (CHS) no clima do São João. Os detalhes impressionaram a turista do estado de São Paulo, Jacilene Santos. “Achei a decoração muito criativa, muito bonita. Na minha opinião, está espetacular, apesar de ser a primeira vez que venho a Salvador. Adorei. Vim ontem à tarde [domingo, 19] à tarde e estou vindo hoje [segunda`, 20] de novo”.
Assinado pela artista plástica, Telma Calheira, o projeto decorativo para o São João da Bahia no Pelô foi desenvolvido de modo a não comprometer o visual do casario e a rotina dos moradores. “A gente tem que preservar a vista das fachadas e embelezar, acrescentar alguma coisa [a decoração junina], de maneira alguma brigar com o patrimônio. Isso não faria sentido”.
Uma série de shows com artistas locais e nacionais serão realizados gratuitamente, no palco que está sendo montado no Terreiro de Jesus. Para fazer com que os visitantes entrem no clima do arrasta pé, nesta terça-feira (21), os largos e praças do Pelô estarão repletos de atrações, todas abertas ao público.
Shows nesta terça-feira
Zelito Miranda
No Largo Pedro Archanjo, às 21h
Neto do Procópio e Trio
No Largo Tereza Batista, às 20h
Juan e Ravena
Largo Tereza Batista, às 22
Val Gonzaga e Trio Estrela Guia
No Largo Quincas Berro D’Água, às 20h
Forró Fuzaka
No Largo Quincas Berro D’Água, às 22h
A programação completa está disponível no site do São João da Bahia 2016.