Leitura: 3 minutos
Chegada de delegação sub-15 do Vasco da Gama a Salvador para a Copa 2 de Julho. Foto: Carol Garcia/GOVBA
<span> <span style=font family arial helvetica sans serif font size 10pt>Chegada de delegação sub 15 do Vasco da Gama a Salvador para a Copa 2 de Julho Foto Carol GarciaGOVBA<span>

Está quase tudo pronto para a bola rolar na 9ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol sub-15, que será realizada na Bahia entre os dias 2 e 13 deste mês. A primeira equipe a desembarcar em Salvador foi o Vasco da Gama, que chegou nesta quinta-feira (30) e tem estreia marcada para o próximo sábado (2) diante do Fluminense de Feira, no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana. Com 26 integrantes, a delegação vascaína ficará hospedada na cidade conhecida como Princesa do Sertão, onde realizará treinos preparatórios para os jogos.

Esta é a terceira vez que os vascaínos participam da competição, uma das principais vitrines do futebol brasileiro. Segundo o treinador da equipe, Bruno Almada, a Copa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), proporciona o recrutamento de jovens para reforçar o elenco.

“O Vasco sempre entra em uma competição buscando a conquista, mas a Copa 2 de Julho tem algo também importante. Aqui a gente pode captar talentos. Vamos ficar de olho em jovens jogadores para incorporar ao grupo”, afirmou Almada.

De acordo com o assistente técnico de Excelência Esportiva da Sudesb, Gerson Figueiredo, a competição contribui para o fomento ao esporte e o para o fortalecimento econômico do estado. “Um evento deste porte atrai muitos visitantes que movimentam a nossa economia. São impactados positivamente os setores alimentício e hoteleiro, por exemplo, além de aumentar a oferta de empregos no período da competição”, destacou Figueiredo.

<span> <span style=font family arial helvetica sans serif font size 10pt>Chegada de delegação sub 15 do Vasco da Gama a Salvador para a Copa 2 de Julho Foto Carol GarciaGOVBA<span>

A competição

Criada em 2007, a Copa 2 de Julho, que tem apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF), já revelou muitos nomes importantes do mundo da bola. Segundo a Sudesb, mais de 40 atletas já conseguiram contrato profissional após participar da competição. Para o meia, Roger Ribeiro, de 15 anos, a Copa estimula a convivência em grupo e abre as portas para a realização dos sonhos. “A gente vem para um campeonato que tem muita visibilidade. A gente trabalhou o ano passado todo para estar aqui. Essa aproximação é positiva para o grupo também, reflete dentro de campo”, ressaltou.

Considerada uma das maiores competições da categoria no País, a Copa 2 de Julho será realizada, este ano, na categoria Sub-15. Flamengo (RJ), Palmeiras (SP), Vasco da Gama (RJ) e Corinthians (SP) encabeçam a lista dos times que, junto com o atual campeão Bahia, e o Vitória, além de outras equipes baianas, buscam o título.

O torneio está dividido em oito grupos de cinco. Na primeira fase, cada equipe disputa jogos entre si, em turno único, dentro de cada grupo. Os dois melhores se classificam para a fase seguinte. Salvador, Mata de São João, Feira de Santana, Inhambupe, Rio Real, Aporá, Madre Deus, Saubara, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas e Camaçari são as 11 cidades onde as partidas serão disputadas.