Palco das emoções para os apaixonados por esporte e cultura, a Arena Fonte Nova já apresenta o entorno à altura de sua história. Por meio do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, diversas intervenções foram realizadas para a garantia da segurança e comodidade de quem passa pelo local.
As obras proporcionaram a substituição de meio-fio, demolição dos passeios antigos e construção de novos em concreto lavado, com piso podotátil e granito polido, assim como rampas de acessibilidade e a colocação de asfalto novo nas pistas, onde transitam diariamente milhares de veículos.
“Está ótimo. Antes estava tudo esburacado, a gente não conseguia andar direito, tinha que se desviar dos buracos. Agora está tudo pavimentadinho. Estou gostando”, destaca a moradora Rosemeire Silva em vídeo da série Pelas Ruas, realizada pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom).
Foram investidos R$ 10,5 milhões em todo o projeto, com recursos dos governos estadual e federal. As obras, executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), beneficiaram as ruas na poligonal ao redor do estádio, melhorando a qualidade de vida e potencializando o comércio local.
As intervenções ocorreram da Avenida Vasco da Gama, tangenciando o Dique do Tororó, até a Arena Fonte Nova; da Avenida Presidente Costa e Silva até a Estação da Lapa; em toda a Rua Djalma Dutra; na Avenida J.J.Seabra, da Sete Portas até a Estação Aquidabã; e da Avenida Presidente Castelo Branco retornando até o equipamento esportivo.
“Antes da pavimentação, não tinha comércio quase nenhum por aqui. Hoje tem pizzaria, restaurante. Agora está melhor. [Após a requalificação], você pode andar com mais segurança nas ruas, sem cair e se machucar”, destaca o cozinheiro José Luiz.