em

Confira as 7 maiores usinas solares em operação no Brasil

O sol é a fonte de energia mais abundante no Brasil, país com uma das mais altas médias de radiação solar do mundo devido a sua posição geográfica e grande extensão territorial. E é nessa fonte, que hoje representa apenas 1% da geração elétrica nacional, que se projeta a maior parte da matriz elétrica brasileira […]

Ilustração. Foto: Pixabay

O sol é a fonte de energia mais abundante no Brasil, país com uma das mais altas médias de radiação solar do mundo devido a sua posição geográfica e grande extensão territorial.

E é nessa fonte, que hoje representa apenas 1% da geração elétrica nacional, que se projeta a maior parte da matriz elétrica brasileira daqui a alguns anos.

Segundo estudo da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), até 2040 serão 126 GW de energia gerados pela luz do sol no Brasil, o que tornaria a fonte a nova líder do setor, desbancando a minguante fonte hídrica.

Essa projeção baseia-a no atual crescimento da tecnologia solar fotovoltaica no país, a qual capta e converte diretamente os raios solares em energia elétrica, limpa e segura.

O crescimento se faz por dois segmentos distintos, o de geração distribuída, no qual consumidores instalam os sistemas de energia fotovoltaica para geração própria, e o de geração centralizada, representado pelas grandes usinas solares.

Se no segmento distribuído a fonte se mantém como líder, com 99,4% dos geradores instalados, na geração centralizada ela vem ganhando força, com vários projetos já em operação e mais deles em construção ou sendo contratados nos leilões de energia do governo.

Entre os projetos já em operação, concentrados em sua maioria na ensolarada região Nordeste, compilamos abaixo os 7 com as maiores potências instaladas, segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Confira:

Usina Solar Pirapora – Pirapora – MG – 321 Megawatts

Usina Solar Nova Olinda – Ribeira do Piauí – PI – 210 Megawatts

Usina Solar Ituverava – Tabocas do Brejo Velho – BA – 196 Megawatts

Usina Solar Bom Jesus da Lapa – Bom Jesus da Lapa – BA – 158 Megawatts

Usina Solar Guaimbê – Guaimbê – SP – 150 Megawatts

Usina Solar Apodi – Quixeré – CE – 132 Megawatts

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Mike Pompeo disse que os EUA podem ajudar a tirar a Venezuela da crise. Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

EUA pedem reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Venezuela

Áries

Signo de Áries – previsão do horóscopo de 28/01 a 02/02