em

Assaltantes de banco em Buritirama são presos na zona rural de Ibotirama

A quadrilha que explodiu dois terminais de autoatendimento bancário, no município de Buritirama, na madrugada da última terça-feira, já foi desarticulada por policiais da Coordenadoria de Operações Especiais (COE), da Polícia Civil, que prenderam o líder da ação criminosa, José Ari Dantas da Silva, e três comparsas, identificados como Rubem Vânio Evangelista Carneiro, Enéas Soares […]

A quadrilha que explodiu dois terminais de autoatendimento bancário, no município de Buritirama, na madrugada da última terça-feira, já foi desarticulada por policiais da Coordenadoria de Operações Especiais (COE), da Polícia Civil, que prenderam o líder da ação criminosa, José Ari Dantas da Silva, e três comparsas, identificados como Rubem Vânio Evangelista Carneiro, Enéas Soares Neto e João Neves dos Santos.

Com os assaltantes, que foram capturados na zona rural do município de Ibotirama, distante 651 quilômetros de Salvador, foram apreendidos 21 quilos de dinamite, 54 espoletas, um fuzil, uma espingarda calibre 12, um colete antibalístico, roupas camufladas, além de R$ 5 mil.Acampados no mato – Ao tomar conhecimento do ataque aos caixas eletrônicos, o coordenador do COE Cleandro Pimentel, junto com 23 policiais e com seis viaturas, concentrou as buscas aos criminosos em cidades da região e prendeu, próximo à sede de Ibotirama, Eneas Soares Neto, que ocupava um veículo de cor vermelha e tentou fugir ao avistar uma das viaturas  da operação.

Interrogado, Eneas admitiu abrigar os assaltantes em sua roça, localizada às margens do Rio São Francisco, próxima da aldeia indígena Tuxá. Acampados no mato, cinco criminosos, ao perceberem a chegada dos policiais, reagiram atirando e conseguiram fugir, abandonando no local o material que foi apreendido.

As buscas aos demais integrantes da quadrilha prosseguiram até a noite de terça-feira e a 10 quilômetros do acampamento a equipe da COE localizou Rubem Vânio e José Ari, que escondiam os R$ 5 mil retirados dos terminais de autoatendimento destruídos na madrugada daquele dia. José Ari, o líder do grupo, confessou ter explodido também um caixa eletrônico em Morpará, há duas semanas, e o roubo de um banco no município de Barra.

Carro-forte – Por ter colaborado com quadrilha, informando o horário em que o carro-forte abasteceu os dois caixas eletrônicos, João Neves dos Santos foi preso em Buritirama, na manhã desta quarta-feira (29). Ele ficará custodiado na delegacia local, enquanto José Ari e Rubem Vânio seguirão para o Presídio de Serrinha, e Enéas será transferido para a cadeia pública, em Salvador.

Todos foram autuados em flagrante por furto qualificado e formação de quadrilha ou bando armado. Integrantes das equipes da COE permanecem na região, buscando capturar outros integrantes da quadrilha, como os pernambucanos Janison Resende Oliveira da Silva e José Manoel Resende, além de Sandro Santana de Brito, o ‘Faustão’, procedente de Salvador.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Criação da Universidade do Oeste da Bahia é aprovada no Senado e segue para sanção

Estabelecimentos são obrigados a ter Código de Defesa do Consumidor