Leitura: 2 minutos

Instalado o Conselho Universitário da Universidade do Oeste da Bahia

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, e o prefeito da Barra, Artur Silva, além de representantes dos governos municipais de Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa e Barreiras, participaram, na tarde desta sexta-feira, 14, no campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Barreiras, da instalação do Conselho Universitário da Instituição.

Participaram da solenidade a reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa, seu vice-reitor, Luís Rogério Bastos Leal, o deputado Federal Oziel Oliveira, a deputada Estadual, Kelly Magalhães, professores, pró-reitores, estudantes e os membros empossados do Conselho Universitário. A previsão é que os campi de Luís Eduardo Magalhães, Barra, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória comecem suas atividades já no segundo semestre deste ano.

A cerimônia serviu também para apresentação das normas que regerão a universidade e todas suas extensões. Barreiras, cidade polo, contará com três campi, também chamados de Unidades Regionais, enquanto que os demais municípios beneficiados receberão uma unidade regional cada. “A implantação dessa universidade é um desafio”, comentou a reitora da UFOB, Iracema Santos Velozo. Já o vice-reitor da universidade, o professor Jaques Antônio Miranda, responsável pela apresentação das bases institucionais da UFOB, acredita que a “universidade precisa respeitar os municípios dentro de suas diferenças e particularidades”.

A previsão é que o campus da UFOB em Luís Eduardo Magalhães agregue 1.080 alunos em seis cursos nas áreas de Engenharia e Computação.

Humberto explicou ainda que o município está em processo de reestruturação do seu Plano Diretor visando oferecer mais infraestrutura e mobilidade urbana também para os futuros estudantes que utilizaram a Universidade Federal do Oeste da Bahia para sua formação acadêmica.  A estimativa da reitoria da UFOB é atender um total de 8.450 alunos nos cursos de graduação e outros 750 nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

O município de Barra contará com seis cursos nas áreas de Ciências Agronômicas e Veterinária. Barreiras, em seus três campi, contará com 22 cursos nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Ecológicas, Matemática, Engenharia e Humanidades  socialmente aplicadas. Bom Jesus da Lapa, terá seis cursos nas áreas de Engenharia e Ciências socialmente aplicadas. Por fim, o campus de Santa Maria da Vitória, também com seis cursos, será responsável pelos cursos na área de Linguagens e Artes. (O Expresso)