O menor B.M.S., 17 anos, foi apreendido na manhã desta terça-feira, 15, no bairro Santo Antônio, município de Barreiras, Oeste da Bahia, com um tablete grande e oito pequenos, de maconha prensada, pronta para comercialização, uma balança de precisão, duas bombas artesaniais, R$ 200,00 em dinheiro, uma motocicleta roubada e duas facas, sendo uma peixeira e um punhal.
O fato deveria ser encaminhado a Justiça para aplicação de medidas sócio-educativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, mas em Barreiras é comum, casos como esse ficarem sem punição, uma vez que no município ainda não existe uma unidade de internamento socioeducativo para indivíduos situados na menoridade penal.
Após ser ouvido na presença da mãe, ele foi imediatamente liberado pelo delegado plantonista, que informou outros atos infracionais cometidos por ele nesta cidade.
Adolescentes e até crianças que vivem em conflito com a lei, são detidos e liberados sem aplicação de qualquer medida de reintegração social.
De acordo com dados registrados na delegacia, é frequente o envolvimento de menores com a criminalidade no município. Alguns são integrantes de gangs, estão associados ao tráfico de drogas e já participaram de crimes hediondos. A maioria é reincidente e permanece no crime por consciência da impunidade. Alô Alô Salomão
Leitura: 1 minuto