em

Embasa debate futuro do Saneamento Básico durante 3ª edição do Congresso Baiano de Engenharia Sanitária Ambiental

Evento encerrado nesta quinta-feira, 20, em Barreiras, reforçou a necessidade de mais investimentos para a universalização dos serviços de água e esgoto A Embasa participou das principais discussões dos rumos do Saneamento Básico durante a terceira edição do Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (III Cobesa), encerrado nesta quinta-feira (20), na Universidade Federal do […]

Evento encerrado nesta quinta-feira, 20, em Barreiras, reforçou a necessidade de mais investimentos para a universalização dos serviços de água e esgoto

Abertura do Cobesa_participacao presidente da Embasa_Ableardo de Oliveira Filho

A Embasa participou das principais discussões dos rumos do Saneamento Básico durante a terceira edição do Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (III Cobesa), encerrado nesta quinta-feira (20), na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Barreiras. Com o tema “Gestão ambiental e do saneamento básico: desafios para o desenvolvimento sustentável”, a empresa contribuiu com a participação em palestras, mesas-redondas e inscrição de projetos técnicos e artigos científicos.

Presente na mesa de abertura, o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, defendeu a criação de um Fundo Nacional de Saneamento Básico para reforçar os investimentos como forma de universalizar os serviços de água e esgoto no País. “Embora houvesse uma ampliação significativa do atendimento da Embasa nos últimos oito anos, estima-se a necessidade de R$ 17 bilhões em investimentos para a universalização destes serviços para todos os baianos”. Esta necessidade também foi reforçada pelo Prof. Dr. Luiz Roberto Santos Moraes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que, durante a palestra de abertura, também defendeu um instrumento do Fundo para mais investimentos no setor.

19.11.14Participacao Diretor da Embasa Cesar Ramos - mesa redonda Cobesa

Além da mesa de abertura, o presidente da Embasa também proferiu a palestra “Saneamento Básico: Universalização e subsídio”, na qual argumentou que a cobrança da tarifa, atualmente a única modalidade amparada pela Lei Nacional de Saneamento Básico para o custeio da operação dos sistemas e de novos investimentos, é insuficiente para universalizar a cobertura de água e esgoto. Abelardo de Oliveira Filho também contribuiu com o debate da regulação dos serviços de água e esgoto em regiões metropolitanas, a exemplo de Salvador, ao integrar a mesa redonda “Saneamento Básico em regiões metropolitanas: titularidade, desafios e perspectivas”.  

17.11.14_estande institucional da embasa cobesa

Programação – Ainda na programação oficial, a Embasa integrou as discussões sobre “Concessão, privatização e Parceria Público-Privada”, durante mesa redonda com a participação do Diretor Técnico e de Sustentabilidade, César Ramos, e a participação social na gestão dos serviços públicos de saneamento, com a engenheira Maria Teresa Chenaud. A produção técnica dos funcionários da Embasa também foi destaque no evento. Cerca de 16 funcionários apresentaram ao longo do congresso 10 trabalhos técnicos, sobre temas ligados a esgotamento sanitário e política, gestão e participação social.

A Embasa também proporcionou uma maior interatividade em seu estande institucional, por meio de jogo de perguntas e respostas sobre saneamento básico, com direito a brindes. Os participantes do III  Cobesa puderam interagir com os serviços prestados pela Embasa por meio de registros dos investimentos no oeste da Bahia, a exemplo do início da operação de esgoto em cidades como Canápolis, Ibotirama, Muquém do São Francisco e Luís Eduardo Magalhães e ampliação da cobertura em Barreiras. 

(*Informações da Ascom Embasa)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Ana Paula Minerato posa para livro sobre a beleza da mulher

Bruno e Marrone participarão do show de Julio Iglesias