Leitura: 3 minutos

Em um evento público, na Praça Campo Grande, MPF/BA, representantes da Rede de Controle da Gestão Pública e o público presente deram um grande abraço em torno do monumento ao Caboclo, simbolizando a luta contra a corrupção

abraco simbolico salvador mpf

Bem próximo ao cidadão. Foi desta forma que a Divisão de Combate à Corrupção (Diccor) do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) e a Rede de Controle da Gestão Pública celebraram o Dia Internacional contra a Corrupção, comemorando ontem, 9 de dezembro. Em um evento público, na Praça Campo Grande, representantes dos órgãos de controle e o público presente deram um grande abraço em torno do monumento ao Caboclo, simbolizando a luta contra a corrupção.

Das 9h às 17h, representantes dos órgãos públicos que atuam na prevenção e no combate à corrupção conversaram com o público presente, ouviram suas impressões, queixas e sugestões, além de apresentarem um balanço do trabalho desenvolvido. Quem participou do evento também recebeu material informativo sobre a atuação das instituições da Rede de Controle, além de orientações sobre os principais canais de denúncia. Este ano, o MPF integrou a Semana do Ministério Público Estadual, ação voltada ao atendimento de diversas demandas dos cidadãos.

O MPF levou o posto da Sala de Atendimento ao Cidadão e realizou 35 atendimentos, trazendo esclarecimentos aos presentes quanto às demandas de atuação do órgão e aquelas referentes a outras instituições.

Para falar de assunto de gente grande para gente pequena, os bonecões da Turminha do MPF trouxeram alegria para o público infantojuvenil. Além das crianças, os personagens também conquistaram os adultos. A distribuição de material temático – gibis e marcadores de livros da Turminha do MPF e folderes com balanço da atuação da Diccor e com canais de denúncia ao MPF – completaram a programação.

Para a procuradora-chefe em exercício do MPF, Melina Flores, integrante da Divisão de Combate à Corrupção e da Rede de Controle, “a ação no Campo Grande foi marcante por levar ao cidadão a noção de pertencimento em relação ao combate à corrupção. Essa luta, primordialmente dos representantes dos órgãos que atuam na matéria, conta com a participação dos cidadãos que exercem importante papel na fiscalização da aplicação regular de recursos públicos”.

Além de Melina e de outras autoridades, destaca-se a participação no evento do procurador-geral de Justiça Márcio Fahel, do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Inaldo Paixão; do secretário regional do Tribunal de Contas da União, José Ricardo Lousada; do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Maurício Caleffi; do chefe da Controladoria Regional da União no Estado da Bahia, Adilmar Gregorini; do superintendente Regional adjunto da Receita Federal, José Armando Ribeiro; da auditora-geral do Estado, Mirian de Freitas; e do coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP (Ceaf), promotor de Justiça Valmiro Macedo.

9 de Dezembro – A data foi instituída como Dia Internacional contra a Corrupção em referência à Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México.

Em referência a data, o procurador-geral da República Rodrigo Janot discursou na abertura da Conferência Internacional de Combate à Corrupção, em Brasília, na presença de autoridades nacionais e de procuradores gerais dos países da CPLP e da AIAMP. De acordo com Janot, o combate à Corrupção é prioridade de sua gestão, assim como é “missão, função e destino do Ministério Público brasileiro.”

Confira aqui o discurso de Rodrigo Janot.