Leitura: 2 minutos

9.12.14_Tecnicos da Embasa orienta moradores de Baianopolis no consumo racional e monitoramento da conta

Cerca de 40 moradores do loteamento Alto da Bela Vista, em Baianópolis, no oeste da Bahia, participaram, no dia 9 de dezembro, de mais uma reunião com os técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para aprender como controlar o consumo de água e, assim, economizar na conta. Há cerca de dois meses, 131 domicílios do bairro, situado a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade, passaram a ser atendidos pelo sistema de abastecimento de Baianópolis, que atualmente atende 1.290 ligações de água, o que equivale a 1.319 domicílios.

Há sete anos no Alto da Bela Vista, o motorista Gerson Francisco de Jesus, afirma que a população estava ansiosa pela chegada da água tratada da Embasa. “Agora que a água veio, temos que pensar em controlar o consumo e não desperdiçar”. Maria Inês Campos de Oliveira, moradora há nove anos no local, explica que, antes, a água do poço que abastecia o bairro tinha gosto salgado e pagava caro para trazer água da cidade. “Confio na qualidade da água da Embasa. A gente percebe que é diferente e diminui até a quantidade de doença”, afirma.

9.12.14_Tecnicos da Embasa orienta moradores de Baianopolis sobre consumo racional de agua

Os encontros com essa comunidade serviram para informar sobre o tratamento, a qualidade da água e as dicas de consumo racional. Para o gerente da Embasa em Baianópolis, Victor Mascarenhas, foram também uma oportunidade para iniciar um bom relacionamento com os novos usuários. “Eles se mobilizaram e, por meio de abaixo assinado, tiveram o desejo de ter água tratada. Queremos mantê-los como parceiros, nos informando sobre vazamentos e nos procurando para solucionar possíveis casos de consumo elevado”, afirma.

O abastecimento de Baianópolis é feito por um sistema integrado com o município de Catolândia, construído em 2010 no âmbito do programa Água para Todos, com investimento de R$ 4 milhões do governo do Estado.