em

Nova estação de tratamento de esgoto de Barreiras entra em fase de testes

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, na última semana, os testes para início da operação da nova estação de tratamento de esgoto (ETE) de Barreiras. Localizada às margens da BR-135, na saída para o Piauí, a estrutura começou a receber os esgotos domésticos de seis bairros da cidade: Bela Vista, São Sebastião, […]

Lagoa de tratamento nova ETE Barreiras. Foto: Divulgação
Lagoa de tratamento nova ETE Barreiras. Foto: Divulgação

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, na última semana, os testes para início da operação da nova estação de tratamento de esgoto (ETE) de Barreiras. Localizada às margens da BR-135, na saída para o Piauí, a estrutura começou a receber os esgotos domésticos de seis bairros da cidade: Bela Vista, São Sebastião, Vila Rica, Vila dos Funcionários, Vila Amorim e parte do São Pedro. A estrutura da nova ETE tem capacidade para processar uma vazão média de 266 litros por segundo (l/s) de esgotos e vai concentrar todo o tratamento dos efluentes domésticos do município.

O início dos testes da nova ETE foi possível com o término da estação elevatória principal, localizada próximo à lagoa de tratamento do Centro Histórico, responsável pelo bombeamento dos esgotos da cidade. Embora a estação esteja em fase de testes, os seis bairros passaram a ter a rede de esgoto disponível para coleta desde o início do ano passado, quando os efluentes foram inicialmente lançados na lagoa de tratamento do Centro Histórico, que se encontrava em topografia e proximidade favorável para iniciar a operação.

O gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, explica que o consórcio responsável pela obra está trabalhando para a finalização de outras duas elevatórias, localizadas no Conjunto Habitacional Rio Grande e na Santa Luzia, para que todo o esgoto coletado na cidade seja levado para a nova ETE. A estrutura é composta por três DAFAS (digestores anaeróbicos de fluxo ascendente), três lagoas de tratamento, três leitos de secagem – para onde são destinados o lodo retirado dos Dafas – e um emissário que leva os efluentes já tratados para o rio Grande.

A obra de ampliação do sistema de esgoto também vem garantindo a coleta dos bairros localizados acima da Av. Antônio Carlos Magalhães – Centro Comercial, Sandra Regina e Jardim Ouro Branco – e abaixo da Avenida Clériston Andrade – JK e São Miguel –, cujos esgotos domésticos são destinados para a lagoa de tratamento da Vila Brasil. O assentamento da rede nestes bairros, a construção da nova ETE e de mais nove estações elevatórias, além da recuperação de duas já existentes, foram garantidos nas obras de  ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Barreiras. O projeto foi orçado no valor total de R$ 78 milhões, com recursos na modalidade de empréstimo pelo FGTS/Caixa Econômica Federal, e R$ 31 milhões com recursos próprios da Embasa.

Divulgação/Embasa

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Eduardo Salles tenta sensibilizar deputados e senadores para votarem contrários à MP 665

Musa da gastronomia, Heaven Delhaye faz maquiagem inspirada em frutas