O Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis) vai beneficiar 16 entidades de oito municípios do Oeste da Bahia com o edital 2014-15. Os convênios de cooperação, que somam um total de R$ 587 mil, foram assinados, na última segunda-feira (05), durante uma solenidade realizada no auditório da Aiba/ Abapa, em Barreiras e incluem projetos nas áreas de saúde, social, esportiva, educacional, cultural e de geração de emprego e renda. A solenidade contou com a presença do presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato; do presidente da Abapa, Celestino Zanella; do gerente geral do BNB de LEM, Francisco Carlos da Silva, que representou o superintendente estadual Jorge Antonio Bagdêve; do gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso; da coordenadora do Fundesis, Makena Thomé e dos gestores das instituições.
O presidente da Aiba abriu a solenidade falando sobre os números do Fundesis que, em nove anos, já investiu cerca de R$ 4 milhões em projetos de 79 instituições, beneficiando mais de 50 mil pessoas. “ Qual é o segredo? Ele está nas pessoas que doam seu tempo, trabalho e vida, sem se deixar abater pelo desânimo e pela falta de reconhecimento”, disse Busato, acrescentando que a gratidão presente no olhar das pessoas que se beneficiam com o Fundesis, lhe dão força para seguir em frente.
Representando os produtores de algodão do oeste da Bahia, o presidente da Abapa e do Fundeagro, Celestino Zanella, falou sobre a necessidade de engajamento de toda a sociedade. “ Este é um projeto que provoca mudanças. Parece que é pouca coisa, mas se tivermos alguns Fundesis na região, vamos ver a mudança”, afirmou Zanella.
O depoimento do gestor da Associação Impacto Karatê, Ernandes Ribeiro, reforçou a ação transformadora mencionada por Zanella. “Em 2013, fomos contemplados com a aquisição de fardamento, equipamentos de proteção e tatame para as unidades da Vila Brasil e do município de Angical. Agora tá surgindo mais uma etapa que é para o bairro de Santa Luzia também com a compra de uniformes e capacetes. A gente tem exemplo de crianças que frequentavam coisas ruins e erradas e hoje estão lá com a gente”, relatou Ernandes.
Todo o dinheiro investido na execução dos projetos passa por um rigoroso acompanhamento feito pela coordenação do Fundesis. E é justamente a seriedade do trabalho desenvolvido que mantém a parceria com o Banco do Nordeste, como explicou o gerente Francisco Carlos.
“ Seriedade na capacitação e nas escolhas das entidades beneficiadas. Não há política ou partidarismo. Há seriedade. Este é um dos pontos de fundamental importância a ser destacado. As doações são voluntárias e feitas pelos clientes do BNB que também são associados da Aiba. O banco tem reconhecido isso como uma marca indelével e tem buscado implantar em outras regiões que também trabalham com custeio”, disse Francisco, que estava acompanhado pelo gerente do BNB de Barreiras, Ticiano Arrais e pelo gerente de Correntina, Ronaldo Oliveira.
Além dos recursos doados serem acompanhados, os gestores das entidades passam por uma série de capacitações para aprenderem a gerir recursos humanos e financeiros. Este trabalho é realizado em parceria com o Sebrae.
“ Quando o Sebrae foi convidado para integrar este processo, nós entendíamos que este desafio era muito grande porque não é fácil falar de gestão, principalmente para o terceiro setor. Tivemos a ousadia de trabalhar capacitação sobre formação de projetos, controle financeiro mas, sobretudo, sobre formação de lideranças o que ajudará a fazer uma sociedade diferente”, explicou Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae.
Os projetos beneficiados são, a Associação Impacto Karatê de Barreiras, Casa de Reintegração Social Nova Vida, Projeto Cata-vento, Abrigo dos Idosos de Barreiras, Instituto Caturama de Sustentabilidade, Instituto Parceiros da Educação pela Vida, Lar Esperança, Instituto Desenvolvimento Social e Cultural Recicla, Lions Clube Mimoso do Oeste, Clube Social Cascudeiro do Oeste, Associação da Melhor Idade Padre Jacy, Escolinha Gol de Placa, Abrigo dos Idosos Irmã Zélia, Grupo Espírita União e Amor, Apae de Santa Maria da Vitória e Casa de Passagem Aloísio Tanajura.
A gestora da Casa de Passagem Aloísio Tanajura, senhora Regina Tanajura, e o bispo diocesano de Barreiras, Dom Josafá de Menezes da Silva, foram os primeiros a assinarem os convênios, sendo seguidos pelos demais.
A coordenadora do Fundesis, Makena Thomé, informou aos gestores presentes que, até o dia 15 de outubro, eles receberão a primeira parcela do convênio e farão a capacitação do Sebrae sobre prestação de contas. “Mesmo sendo recurso voluntário e doado, não podemos deixar de atender às normas do terceiro setor, considerando as normativas federais e fazer um trabalho transparente”, afirmou.
O evento foi encerrado por uma apresentação musical feita por uma das jovens atendidas pelo projeto Recicla de LEM. A gestora da instituição, Adriana Mota, anunciou emocionada que até dezembro de 2015, será inaugurada a sede do Projeto com núcleo de capacitação profissional e um núcleo de cultura. “Hoje, nós atendemos 350 crianças e temos mais 250 na fila de espera para capacitação digital”.
Quem se interessar em ser doador do Fundesis, o processo é muito simples. Se for agricultor, pode aderir ao Fundesis pessoalmente ou por meio de suas cooperativas. É só manifestar interesse ao gerente de negócios do BNB e a doação será feita. No caso de pessoa física ou jurídica, é só ir a Aiba e procurar a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé, que dará todas as orientações para depósito.
Ascom Aiba