Estudantes de Wanderley, no oeste da Bahia, visitaram na última terça-feira (20) as instalações da estação de tratamento da Embasa do município, localizada no povoado de Pixaim, em Muquém do São Francisco. Acompanhados pelos professores, os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Antônio Inácio Oliveira, com faixa entre 15 e 18 anos, viajaram cerca de 60 quilômetros para conheceram o processo de tratamento de água fornecida em Wanderley.
Na oportunidade, foram detalhadas as etapas de captação, tratamento e distribuição da água e apresentado o laboratório onde são realizadas as análises para atestar a qualidade de água fornecida pela empresa. A assistente social da Embasa, Geisa Mendes, também reforçou sobre a importância do consumo racional de água e a necessidade de reservação dos imóveis. “A ação vem como um complemento às palestras educativas promovidas pela Embasa durante a semana da água, em março. É o momento que mostra a dimensão dos esforços para tratar a água levando ao estímulo do consumo racional”, afirma.
A ação contou com distribuição de cartilhas educativas focadas na importância do tratamento e do consumo racional da água. A estação de tratamento de Pixaim está ligada ao sistema integrado dos municípios de Wanderley e Muquém do São Francisco, que abastece atualmente cerca de 3,8 mil imóveis com a captação localizada no rio São Francisco.