Leitura: 1 minuto
Foto: Reprodução
<span> <span style=font family arial helvetica sans serif font size 10pt>Foto Reprodução<span>

Na manhã desta sexta-feira (20), foi apresentada no auditório da Abapa uma proposta para a operação em Barreiras de uma empresa que realiza ionização atmosférica através de descargas elétricas com o objetivo principal de formar precipitação de chuva.

A tecnologia que “faz chover” através da ionização atmosférica como alternativa para o combate à seca foi apresentada por empresários paulistas que vieram ao município explicar o funcionamento desse método.

De acordo com Cássio Clemente da Rain Company, empresa que representa a tecnologia no Brasil, o método de ionização da atmosfera através da eletrificação já foi usado com sucesso em países como México, Cuba, Rússia e Israel.

Ele explicou que “cargas elétricas são jogadas na atmosfera e descarregam íons que começam a adensar moléculas de água”. As moléculas vão se juntando até que tem a formação de nuvens e a precipitação.

A tecnologia foi desenvolvida em Israel. O uso dela depende da construção de estações compostas por torres: uma de 8 metros e sete menores de 3 metros, que enviam as descargas para a atmosfera.

Empresários do agronegócio baiano estiveram presentes à apresentação da tecnologia, cujo projeto abrange a princípio a região de Barreiras.

RB