A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), promoveu, na última segunda-feira (30), uma série de quatro reuniões comunitárias com os futuros beneficiados com água canalizada e tratada no município de Canápolis, no oeste da Bahia. Os moradores dos distritos de Santo Antônio, Barreiro, Umbauba e Sambaíba foram orientados pela área social sobre a importância da água tratada para a qualidade de vida da população. A equipe de engenharia também aproveitou a oportunidade para posicionar os moradores sobre o andamento da obra de extensão de rede.
Com investimento da ordem de R$ 463,7 mil, com recurso do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), o governo do estado por meio do Programa Água para Todos, vai passar a beneficiar mais 437 novas ligações de água nesses povoados. É o caso da moradora do distrito do Santo Antônio, Darcy Melo dos Santos, 47, que está bastante ansiosa para que a água tratada possa chegar as suas torneiras. “Com essa água vai melhorar muito a nossa vida no povoado. É um sonho antigo de muitos anos ter água boa em casa”.
Para a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, a ação teve um impacto positivo junto à comunidade. “Além de ser uma primeira ação de orientação, foi uma forma de estreitar o relacionamento em um momento importante para responder as dúvidas relacionadas à execução da obra”, afirma. Durante a reunião, foram abordados, juntamente com a distribuição de material educativo, temas como uso racional de água, importância do reservatório e tarifa de água.
Sobre a obra – Com investimento total de R$ 1,679 milhão, com recursos do Funcep, a Embasa está trabalhando para levar água canalizada e tratada do Sistema Integrado de Santana, no oeste da Bahia, para 12 povoados da zona rural dos municípios de Canápolis, Santana e Serra Dourada, beneficiando um total de 5,5 mil pessoas. Serão assentados um total de 100 quilômetros de tubulação para ampliar a rede distribuidora e implantadas 1,4 mil novas ligações nos povoados de Barreiro, Sambaíba, Santo Antônio e Umbaúba, em Canápolis; Alagoas, Várzea do Mourão, Caraíbas, Jacaré e Porto Cedro, em Santana; e Traíra, Morrinhos e Lagoa da Onça, em Serra Dourada.