A população de Barreiras (distante 863km de Salvador), uma das maiores cidades do Oeste da Bahia, passou a contar com duas Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs). A 83ª e a 84ª CIPMs foram inauguradas na tarde desta quinta-feira (10), pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.
“São duas companhias localizadas em regiões bastante populosas e que também terão a incumbência de fazer trabalhos comunitários, fazendo ações sociais e integrando a comunidade em ações de participação coletiva. É uma fórmula que vem dando certo em Salvador e em outros municípios do interior”, explica Barbosa. Além das novas unidades, o secretário também anunciou a chegada de mais 32 policiais militares em Barreiras, que vão reforçar o policiamento na região.
Barbosa também destacou a importância da participação de outros setores no investimento em segurança e agradeceu ao prefeito de Barreiras, Antônio Henrique, pelo apoio e participação para a construção das unidades.
Sob o comando do major PM Fábio Cruz e Silva de Santana, a 83ª CIPM será responsável pelo policiamento ostensivo nas regiões à margem direita do Rio Grande, incluindo também os municípios de Baianópolis e Cristópolis. Com a divisão das atribuições policiais no município, ” a primeira ação será definir as principais demandas das regiões através da mancha criminal”, conforme esclareceu o major Santana.
Já a 84ª CIPM, localizada na rua Estação Elevatória nº 174, no bairro Morada Nobre,será comandada pelo capitão PM Cristiano Andrade da Gama e atuará nas áreas à margem esquerda do Rio Grande, que também engloba os municípios de Angical, Cotegipe e Wanderley. Segundo ele, serão priorizadas ações de combate ao crime contra a vida.
Uma das novidades das duas companhias é a utilização de aplicativos para a realização de denúncias. Batizados de whats-denúncia, os números de contatos das unidades também receberão informações através do whats app. Na 83ª CIPM o número é o (77) 9 9815- 8989, enquanto na 84ª o contato é feito através do (77) 9 9826-5260. “Também receberemos fotos e vídeos que possam contribuir para o trabalho da polícia”, salientou a dupla.
As novas unidades assumem as atividades em Barreiras, antes realizadas pelo 10ª Batalhão da PM, que com a reestruturação do policiamento da região Oeste foi transformado em um centro regional de formação, instrução e aperfeiçoamento de praças, passando a ser chamado de 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC).
Por Kelly Hosana e Alberto Maraux