Leitura: 3 minutos
Abertura oficial do CIC. Foto: Divulgação
<span> <span style=font family arial helvetica sans serif font size 10pt>Abertura oficial do CIC Foto Divulgação<span>

Conhecido nacionalmente pelo codinome ‘Dr. Bactéria’, o biomédico Roberto Figueiredo abriu oficialmente na noite desta quarta-feira (11) a 14ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras (CIC/FASB). Com o Ginásio de Esportes da instituição lotado, cerca de mil acadêmicos e profissionais inscritos assistiram a palestra de abertura sobre saúde e motivação ao discorrer sobre o tema: “Educação universitária: acreditar no seu potencial”

Com uma uma abordagem coloquial e linguagem de fácil entendimento, Dr Bactéria foi logo tratando do assunto que o deixou conhecido nacionalmente. “Nosso corpo é repleto de organismos vivos, dos quais também fui batizado. A partir disso, quero avisar a vocês que nossa pele, mãos, saliva, couro cabeludo são repletos de bactéria. Isso mesmo, não se assustem. Esses organismos; se somados, contabilizam mais de 100 quatrilhões de germes em nosso corpo”, destaca. Ainda sobre o assunto, Dr Bactéria tratou logo de desmitificar o que as pessoas pensam sobre estes micro-organismos. “Nem todos esses germes e bactérias são 100% nocivos a nossa vida, pelo contrário, muitos deles são necessários para a manutenção de nossa saúde”, explica.

<span> <span style=font family arial helvetica sans serif font size 10pt>Palestra de abertura CIC Dr Bacteria Foto Divulgação<span>

A acadêmica do 9º semestre do curso de enfermagem, Gizeli de Souza assistiu com atenção as dicas e ensinamentos do bioquímico Roberto Figueiredo e destacou a vinda de profissionais de grandes centros para Barreiras e compartilhar novas visões sobre assuntos debatidos em sala de aula. “É muito importante trazer temas da atualidade para nós, que estamos aqui no curso. É gente com novos olhares, e isso agrega positivamente para a nossa formação”, enfatiza. Ainda falando sobre o CIC a estudante pontua. “Aqui a gente tem a uma oportunidade a mais de integração com a faculdade, com os profissionais e estudantes daqui e de fora. Isso tudo pertinho da gente, aqui na Fasb, em Barreiras”, exalta a acadêmica.

Consolidação / Em sua 14ª edição, o CIC da Fasb se consolida como encontro de debate científico regional, como destacou a coordenadora do Congresso, Emília Pignata Araújo durante a solenidade de abertura. “Com o início desta edição, faço uma reflexão sobre o que já vivemos realizando o congresso e notamos o quanto ele cresceu. Em sua primeira edição, há 13 anos, começávamos um evento cientifico pequeno, com apenas 100 inscritos e a temática “Pesquisar para crescer”. Hoje, temos a certeza que ele cresceu e os números comprovam. Em 2016, foram cerca de mil inscritos nas mais de 120 atividades relacionadas à pesquisa cientifica e 113 trabalhos aprovados expostos. Nós estamos cumprindo um papel importante na formação profissional e fazendo ciência em Barreiras”, enfatiza.

<span> <span style=font family arial helvetica sans serif font size 10pt>Público presente palestra de abertura Foto Divulgação<span>