As matrículas da rede municipal de educação começaram nesta segunda-feira (13), em Feira de Santana. No entanto, desde o último sábado (3) pais e mães formam filas em frente a creches e escolas para garantir vagas para seus filhos. Foi o que aconteceu no conjunto Feira VII, no bairro Tomba.
No Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Carlos Machado, inaugurada há um ano, os pais montaram um verdadeiro acampamento, levaram mesa, cadeira, colchão e malas com alimento e cobertores. Cerca de 200 pessoas formaram uma fila no local.
A dona de casa Jucelia Conceição chegou no sábado às 19h, para matricular a filha de três anos e a sobrinha de 2 anos. Ela disse que trouxe um colchão e alimento para aguardar o horário da matrícula. Já Rachel Mascarenhas, mãe de um menino de três anos, chegou às 9 da manhã de domingo.
O pintor Jeanderson Araújo, reclamou da situação. Ele disse que faltou o emprego hoje para fazer matrícula do filho e ressaltou que se houvesse mais escolas e creches a população não precisaria dormir na fila. “Isso é desumano é uma humilhação, enfrentamos chuva e sol, almoçamos correndo. Nossos políticos devem construir mais escolas para nossas crianças”, declarou.
Na Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo (mais conhecida como Caique), um número ainda maior de pais sacrificou suas noites e adiaram suas atividades rotineiras para efetivar a matrícula. Uma mãe contabilizou mais de 500 pais. Para efetivar a matrícula os pais devem levar original e cópia de documentos pessoais dos pais e crianças, além de foto 3×4 recente, comprovante de residência, histórico escolar e cartão de vacina. As matrículas seguem até o dia 17 de fevereiro.
(*Com informações do Acorda Cidade)