em

Missa reúne fiéis em memória aos 25 anos de falecimento de Irmã Dulce

A celebração acontecerá no Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres, às 17h, e abrirá o calendário de homenagens ao Anjo Bom do Brasil em 2017

25 anos de falecimento de Irmã Dulce
Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira, 13 de março, milhares de fiéis e admiradores da vida e obra de Irmã Dulce vão se reunir em Salvador para dar início as homenagens em memória aos 25 anos de falecimento do Anjo Bom do Brasil. Uma missa solene presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, será realizada às 17h, no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Avenida Bonfim, Largo de Roma), com a presença também de funcionários, pacientes, moradores, alunos, voluntários e religiosos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além
de amigos e familiares da freira baiana.

Antecedendo as comemorações, no domingo (dia 12), às 16 horas, será realizada uma procissão que sairá do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, localizada no Largo de Roma, em direção à Igreja do Bonfim, local onde será celebrada uma missa às 17 horas pelo reitor da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes.
“A obra de Irmã Dulce continua viva e ampliando o atendimento aos mais carentes, como ela sempre desejou. Por isso, não obstante esses anos de partida, uma certeza nos anima: sua presença na ausência”, ressalta o capelão da OSID, frei Mário Erky.

A missa no dia 13 de março, data em que se completam exatos 25 anos do falecimento da freira baiana, abrirá oficialmente a agenda de homenagens que serão prestadas ao longo de 2017, programação que incluirá exposições, campanhas sociais, shows musicais, entre outros eventos.

Entre os principais episódios que marcam os 25 anos de falecimento de Irmã Dulce, destaque ainda para a beatificação da religiosa, ocorrida no dia 22 de maio de 2011, em Salvador, ocasião em que passou a ser reconhecida também com o título de “Bem-Aventurada Dulce dos Pobres”, tendo o dia 13 de agosto como data oficial de celebração de sua festa litúrgica. Atualmente, a freira baiana está em processo de canonização (declarada Santa). Para isso, é necessária a comprovação de mais um milagre atribuído à beata.

Sobre as Obras Sociais Irmã Dulce: Entidade filantrópica sem fins lucrativos, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) é uma espécie de ‘holding social’ constituída por 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de saúde, assistência social e educação, dedicando-se ainda à pesquisa científica, ensino médico, preservação e difusão da história de Irmã Dulce e gestão de unidades públicas de saúde realizadas. Hoje, a OSID é considerada pelo Ministério da Saúde um dos maiores complexos de atendimento 100% SUS do país, com 4,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a idosos, pessoas com deficiência, pacientes sociais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua. Em sua sede, em Salvador, são atendidas diariamente cerca de 2 mil pessoas e realizados por ano 9,3 mil cirurgias e 16,5 mil internamentos. Somente na capital baiana, a instituição conta com mais de 2 mil funcionários, além de 320 médicos e 125 voluntários.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Angel B e Lorena Simpson

Rio de Janeiro e Califórnia são cenários de produção internacional de Angel B e Lorena Simpson

Elenco Teen de “O Rico e Lazaro” é apresentado em coletiva

Elenco Teen de “O Rico e Lazaro” é apresentado em coletiva