Cinco povoados da zona rural do município de Santana, no oeste da Bahia, passaram a ser beneficiados com água tratada e canalizada da Embasa. Com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), o Governo do Estado por meio do programa Água para Todos, investiu R$ 490,4 mil para estender um total de 25,2 quilômetros (km) de rede distribuidora, para atender 266 famílias nos povoados de Alagoas, Várzea do Mourão, Caraíbas, Jacaré e Ponto Certo. Depois da fase de testes na rede e ajustes na operação do sistema de abastecimento, as localidades passaram a ter água regulamente a partir do início do ano, quando a Embasa passou a contabilizar o consumo.
Sentada na varanda da sua casa, Ana Rodrigues dos Santos, de 89 anos, conta a sua satisfação ao ver a água tratada chegar ao povoado de Ponto Certo. “Nem via a hora de ter água doce em casa. A água de poço que a gente usava não prestava para beber e cozinhar”, descreve. Moradora do povoado de Caraíbas, Maria Pereira de Almeida já usufrui com regularidade da água tratada. “Era uma demanda antiga dos moradores, que só contavam com a água de poço sem tratamento. Moro aqui há 24 anos e tínhamos que comprar água do povoado de Porto Novo para beber”, explica.
Em outubro do ano passado, quando os técnicos começaram a testar a rede implantada, a área social da Embasa promoveu quatro reuniões comunitárias com os moradores dos povoados beneficiados. Na oportunidade, os representantes da empresa entregaram cartilhas educativas, reforçaram a importância do monitoramento do consumo e deram dicas para o uso racional de água.
A Embasa também está investindo, com recursos do Funcep, R$ 494,3 mil para estender água para mais 96 famílias de outros dois povoados de Santana: Barreiro e Lagoa de Dentro. A empresa já beneficia com água tratada e canalizada cerca de 6,7 mil ligações de água da sede e da zona rural de Santana, atendidas pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Santana, que capta água do rio Corrente.